Você sabe qual a vantagem e desvantagem da telha sanduíche? Acontece que, assim como as outras telhas, esse tipo também possui seus prós e contras.
O mais importante de tudo é conhecê-los para que seja possível fazer uma boa escolha na hora de determinar o fechamento da sua construção.
Então, vamos saber mais sobre esse assunto logo a seguir!
Primeiramente, o que é telha sanduiche?
Também chamada de telha termoacústica, a telha sanduíche de zinco é uma ótima opção para quem busca isolamento acústico e vedação térmica ao mesmo tempo.
Contudo, não é apenas por isso que ela vem ganhando um espaço cada vez maior na construção civil e sim por causa das suas inúmeras vantagens.
Para quem não conhece, a telha sanduíche é composta de duas chapas de metal normalmente de aço galvanizado, recheadas com poliuretano ou isopor.
É justamente essa camada do meio que confere à peça o seu poder de isolamento.
O interior da telha ainda leva mais alguns outros compostos químicos, como poliisocianurato e poliestireno. Tudo isso combinado com a rocha de lã de vidro.
Vantagem e desvantagem da telha sanduíche
Conforme já foi explicado, a telha sanduíche é bastante usada por quem busca um fechamento que seja capaz de proporcionar um bom isolamento, não apenas térmico, mas também acústico na construção.
Isso porque os componentes do seu “recheio” ajudam a filtrar o barulho e também a evitar oscilações térmicas.
Vamos conhecer as principais vantagens desse tipo de telha:
- Excelente desempenho acústico e térmico
- Diminuição do risco de espalhamento de chamas
- Economia de energia usada por condicionadores de ar
- Diminuição da umidade no ambiente
- Dispensa uso de forro interno
- É um material de fácil manutenção
Desvantagens da telha sanduíche:
- Custo mais elevado
- Requer mão-de-obra especializada para a instalação
Sem dúvidas, esse tipo de fechamento tem muito mais vantagens do que desvantagens, sendo uma excelente opção para casas de show, bares e comércios em geral.
Contudo, a telha sanduíche também vem sendo cada vez mais utilizada também em projetos residenciais.
Mais do que isso, dependendo do fabricante, você pode conseguir uma garantia de até 90% de isolamento acústico.
Porém, dentre as vantagens mais interessantes é que esse tipo de telha também atua no controle de incêndios, ou seja, é mais segura.
Tipos de telha sanduíche
Atualmente no mercado é possível encontrar basicamente dois tipos de telhas sanduíche: a dupla e a simples.
A telha simples, como o nome já sugere, é aquela que não possui duas camadas de chapa metálica. Ela é composta por uma folha de alumínio, o revestimento e então a chapa.
Para o exterior fica a chapa e para o interior da construção fica voltada a parte de alumínio.
Já a telha sanduíche dupla é aquela que é composta por duas chapas de metal, sendo uma chapa, o revestimento e depois mais uma chapa.
Nesse caso, o isolamento acústico e térmico é muito maior e a estética na parte interna também fica muito melhor, com mais qualidade.
Em alguns locais onde faz mais frio, esse tipo de telha é utilizado até mesmo em revestimento de paredes. Isso porque ajuda a manter o ambiente mais aquecido, evitando depender tanto de calefação.
Isso é válido para aquelas construções em drywall ou steel frame, que possibilitam o uso desse tipo de divisória com mais facilidade.
Outro ponto importante, que também pode ser considerada uma vantagem da telha sanduíche, é que ela pode ser encontrada em diferentes formatos.
Assim, além da estética, você ainda pode procurar o modelo que vai se adaptar melhor à sua obra.
Pronto, agora você já conhece a vantagem e desvantagem da telha sanduíche, bem como outros detalhes incríveis.