Telha sanduiche: Como Usar, Quanto custa e Durabilidade

Telha sanduiche - TR 40 modele trapeizoida.

A cobertura é um elemento fundamental em qualquer construção. Ela serve para proteger a edificação do vento, da luz solar e, principalmente, das chuvas e da umidade. A telha sanduíche é um desses elementos. 

Ela é utilizada em inúmeros casos, devido a uma série de vantagens que ela leva para a cobertura e para essas construções.

Com o objetivo de falar mais sobre esse elemento construtivo, elaboramos esse artigo com todas as respostas que você precisa ter sobre a telha sanduíche: O que é, quando utilizá-la, vantagens de tê-la, de que material é feito, valor médio dessa telha, inclinação indicada para montagem desse tipo de cobertura e como instalar.

Boa leitura!

telha sanduiche para baracao

O que é a telha sanduíche?

A telha sanduíche também é conhecida como telha termoacústica. Dessa maneira, uma das suas principais características é a proteção acústica e térmica da edificação por meio da cobertura. Além de servir para a composição do telhado, esse material também pode ser utilizado como divisória ou para vedação de uma edificação.

A proteção térmica e acústica da edificação com essa telha é alcançada por meio da vedação de paredes e fachadas, utilizando sistemas construtivos específicos: steel frame e drywall.

Essa telha é composta de duas chapas metálicas (por isso o nome popular de ‘sanduíche’). Estas chapas podem ser de aço galvalume ou aço galvanizado, com material isolante que pode ser poliuretano ou isopor. O isolante costuma ter uma espessura padrão de 30 mm.

No entanto, essa espessura varia de acordo com as necessidades de isolamento termo acústico do projeto. Por outro lado, as telhas contam com comprimento de 2 a 8 metros e 1 metro de largura.

Telha de zinco, alumínio, sanduiche , galvanizada.

 

Uma dúvida comum é sobre qual isolante escolher para a telha: isopor ou poliuretano. Tudo varia de acordo com o objetivo do cliente. Se a intenção é priorizar o conforto acústico, a telha acústica com isolante de isopor é a melhor opção.

Caso a ideia seja priorizar o conforto térmico, a telha sanduíche com poliuretano é mais adequada.

As telhas podem ser pintadas com tinta eletrostática, dando maior flexibilidade estética à construção.

Além disso, vale destacar que existem dois tipos de telha sanduíche: a simples e a dupla.

A telha simples sanduíche é feita com a parte superior da chapa metálica e a parte inferior com uma folha de alumínio. Essa opção é mais barata, embora menos eficiente em questões térmicas e acústicas.

A telha dupla é a outra alternativa, feita com duas chapas metálicas. É a opção mais utilizada no mercado, mais eficiente em questões térmicas e acústicas e também a opção com valor mais elevado.

Quando usar a telha sanduíche?

Esse material construído é indicado para edificações localizadas em regiões com alto índice acústico. Isto é: metrô, casa de shows, avenidas, estádios de futebol, local com tráfego intenso, etc. Além disso, a telha sanduíche também é indicada para a construção de galpões, dado o seu baixo peso.

Outra situação muito indicada para uso da telha sanduíche é em construções com necessidade de isolamento térmico. Devido a composição da telha, é criada uma barreira que impede a troca de temperatura entre os ambientes internos com o ambiente externo do imóvel.

Desse modo, o material contribui para reduzir os custos com ar condicionado ou aquecedor.

Vale destacar que o material por si só não faz milagre. Dessa maneira, é necessário que o projeto inteiro preze pelos princípios do conforto térmico e acústico, caso contrário, o uso da telha sanduíche se tornará ineficaz.

Outros fatores devem ser analisados com atenção, como a orientação solar do projeto, predominância dos ventos, etc. A particularidade da telha sanduíche ser feita sob medida pode torná-la útil para a criação e vedação de paredes e fachadas.

Por fim, ela pode ser utilizada tanto em telhados embutidos ou aparentes, sendo utilizada em projetos de grande, média ou pequena escala.

Vantagens da telha sanduíche

A telha sanduíche oferece diversas vantagens. A começar, ela é fácil de ser instalada, o que dispensa a contratação de mão de obra super qualificada. Além disso, ela não precisa de forro, e é instalada diretamente na cobertura. Pode ser aplicado tanto em telhados aparentes ou embutidos.

A versatilidade é outra grande vantagem, pois esse material pode ser aplicado tanto em pequenas residências quanto em grandes galpões.

A personalização das telhas contribui para dar maior personalidade aos projetos. Isso ocorre pois as telhas são fabricadas sob medidas, adequando-se ao projeto.

Não poderíamos deixar de mencionar o isolamento térmico e acústico que estas telhas proporcionam. O isolamento acústico ocorre por meio da criação de uma barreira acústica de 20 a 40 decibéis.

A redução térmica com uso desse material é de 90%, tanto para vedação quanto para coberturas.

A redução térmica leva a outra vantagem: a redução de custos. Com a redução das trocas de calor entre ambiente interno e externo, é reduzida a necessidade do uso de ar condicionado e aquecedores, o que impacta positivamente na conta de energia.

A telha sanduíche reduz riscos em incêndios, pois o material tem ação retardante às chamas, e também reduz o impacto da umidade, pois a telha não absorve água.

Desvantagens da telha sanduíche

Assim como qualquer outro material, a telha sanduíche apresenta algumas desvantagens.

A primeira delas é a atenção redobrada que deve se ter em relação ao projeto. As vantagens relativas ao desempenho acústico e térmico não podem ser alcançadas sem que o projeto tenha maior atenção em relação a esses princípios.

Outra desvantagem é que há a necessidade de contratação de profissionais especializados, especialmente na elaboração do projeto. Por ser feita sob medida, o projeto deve ser feito de forma precisa.

Por fim, esse tipo de telha costuma ter valor inicial mais elevado que as telhas convencionais. O custo a longo prazo reduz esse ponto negativo, pois há menos gastos com manutenção e também com gastos com energia.

O que usar para fabricar a telha sanduíche

Conforme citamos anteriormente, a telha sanduíche é composta basicamente de chapas metálicas e isolantes, que são principalmente poliuretano ou isopor.

Outro material utilizado para a composição da telha são os tipos de cola, para fixar o componente A e componente B. Esta cola contribui para fixar o isopor na telha sanduíche.

Dessa maneira, além de comprar uma telha sanduiche pronta, é possível montá-la na obra. A escolha entre uma ou outra opção varia de acordo com as particularidades de cada canteiro, assim como as necessidades de cada projeto.

Qual valor da telha sanduiche

Uma pergunta muito importante para quem deseja utilizar esse material é: quanto custa a telha sanduíche? Assim como ocorre com outros materiais, o valor da telha sanduíche varia de acordo com cada região no país.

Outro fator que influencia no custo desse material é o tipo de material usado como isolante, assim como a espessura.

O valor, por metro quadrado, de uma telha sanduíche costuma variar entre R$ 44 a R$ 72. O custo é maior que outros materiais similares, como a telha de fibrocimento ou telha cerâmica.

Contudo, ainda que o custo seja elevado, a telha sanduíche pode levar a um excelente custo-benefício ao longo do tempo, tanto pelo baixo custo de manutenção, quanto pela redução no consumo de energia.

Outro ponto que contribui para otimizar o custo-benefício é que a telha sanduíche reduz problemas comuns na cobertura, como desconforto térmico e goteiras.

Qual inclinação para montagem da telha

A inclinação mínima e máxima correta para cada tipo de telha é indicada pelos fabricantes. A telha sanduíche permite uma inclinação que varia de 5% a 57%. Dessa maneira, para cada 1 metro na horizontal, o telhado deve subir de 5cm a 57 cm na vertical.

A escolha da inclinação varia de acordo com inúmeros fatores, todos eles devem ser amplamente discutidos ainda na fase de projeto. O uso de platibanda casa bem com inclinações baixas.

Caso o projetista deseje desenvolver uma cobertura aparente, pode usar inclinações maiores, dando assim, volume para a cobertura.

Outros elementos devem ser analisados durante a composição da cobertura, como nível de precipitação de chuvas e legislação construtiva da cidade, especialmente no que diz à altura máxima permitida.

Como instalar a telha

Antes de fazer a instalação ou mesmo escolha da telha sanduíche na construção, é necessário fazer o estudo de viabilidade para colocação da telha sanduíche no projeto. Dependendo do contexto ou de outras particularidades, pode ser que este material não tenha apoio ou estrutura adequada.

Caso isso ocorra, talvez seja necessário fazer modificações no projeto original, o que pode comprometer o orçamento, além de fatores como a estética.

Essa questão torna-se complexa, especialmente quando se trata de reabilitação, renovação ou reforma de um imóvel, quando não há tanta liberdade para modificações. Se as telhas forem instaladas em uma estrutura não compatível, podem ocorrer vários problemas a longo prazo, como rachaduras, goteiras, etc.

Após verificar se a instalação é possível, é importante verificar os parafusos para fixação; avaliar a proteção anticorrosiva; atentar ao comprimento das telhas e emendas; considerar o tipo de material isolante e manter uma distância adequada entre os apoios.

Verificar os parafusos para fixação

É importante contar com as ferramentas e materiais adequados para realizar a fixação correta das telhas sanduíche. Fazendo isso, evita-se alguns transtornos, como goteiras, vazamentos e até mesmo possíveis rachaduras provocadas pela umidade.

Geralmente, utilizam-se parafusos autoperfurantes para a fixação. Eles são utilizados para atravessar diretamente a telha e a viga onde ela será presa. É importante contar também com um anel de vedação, o que preenche qualquer falha que venha a existir no encaixe, garantindo assim o isolamento desejado.

Avaliar a proteção anticorrosiva

Para instalar a telha sanduíche de forma adequada, é importante pensar em sua longevidade. Dessa maneira, é essencial contar com uma boa proteção anticorrosiva.

As três proteções mais utilizadas nessas telhas são a pintura eletrostática; telhas galvalume (camada de zinco e alumínio, que torna a telha mais resistente quatro vezes mais pesada; e a telha galvanizada, quando a superfície externa é banhada em zinco para proteção contra corrosão.  

Atentar ao comprimento das telhas e emendas

Como as telhas são feitas sob medida, é importante ficar atento quanto ao comprimento das telhas e das emendas. Nos pontos em que ocorre a sobreposição das telhas, há grandes chances de ocorrência de vazamentos e goteiras.

Por essa razão, é fundamental planejar a instalação de forma que o comprimento seja adequado, e uma telha se sobreponha à outra de maneira adequada, respeitando o nível ideal.

Nas emendas, a telha superior deve cobrir a telha inferior, com 25 cm, no mínimo. Isso impede o impacto da água e que seu acúmulo não ultrapasse o vão do imóvel. Além disso, todos os pontos de emenda e fixação devem apresentar um isolamento adequado.

Considerar o tipo de material isolante

Outra questão que você deve ficar atento na instalação da telha é o tipo de material isolante para escolher. A escolha do isolante é determinante no poder de isolamento termoacústico, além da resistência e do peso da telha. Dessa maneira, saiba quais são os objetivos e o que se quer com o projeto.

Os dois principais isolantes são o Isopor (Poliestireno Expandido EPS), e o poliuretano expandido. O isopor é o mais utilizado, e também é mais barato, o que o torna mais utilizado em projetos de diferentes naturezas.

O segundo é mais caro, porém mais eficiente, especialmente para lidar com temperaturas mais baixas ou mais elevadas. Também é mais adequado para isolamento acústico.

Manter uma distância adequada entre os apoios

Assim como outros tipos de telhas, a telha sanduíche também necessita de pontos de apoio e posições adequadas para que se sustentem. E, para garantir a integridade do material e da cobertura, é importante que seja mantida uma distância adequada. Se forem muito distantes, qualquer peso, incluindo o da chuva, pode causar rachadura na superfície.

Caso isso aconteça, pode ocorrer uma rachadura na telha, prejudicando toda a estrutura. Cada fabricante inclui a distância máxima entre os pontos de apoio. Ao instalar as telhas sanduíches, as recomendações do fabricante devem ser seguidas. Considerar também a carga dos ventos e das chuvas da região.

Assim sendo, a telha sanduíche oferece uma excelente alternativa para coberturas de edificações comerciais, industriais e residenciais. Aliada a um bom projeto e uma boa execução, ela apresenta excelente custo-benefício e inúmeras vantagens.