corte a laser chapa metalica

No post de hoje, vamos entender um pouco sobre o que é o corte a laser em chapa metálica . O corte a laser é um processo de separação térmica. Pois, quando é atingido pelo feixe de laser, o material será derretido e completamente vaporizado.

Quando o feixe de laser fizer o transpasse do material por completo, se inicia o processo de corte. O sistema que fará o corte, seguirá a geometria que se selecionou, e separará o material.

Quais são as vantagens do corte a laser de metal?

Essas são os principais benefícios do corte a laser de metal:

  • corte a laser de metal é ideal para vários tipos de materiais;
  • É a única tecnologia capaz de contar diversos materiais tanto orgânicos quanto inorgânicos;
  • Não precisa de nenhum tipo de pós-processamento;
  • Por ser um processo capaz de selar a borda de tecido, tanto sintético como carpete, evitará o desfiamento. E por esse motivo, evitará os procedimentos de pós-processamento, como lixamento ou selamento mecânico, a depender do material que você processou;
  • Alta precisão;
  • Permitirá cortar qualquer tipo de geometria com alta precisão, pois o corte final é maior um pouco do que o feixe de laser. As câmeras integradas (JobControl Vision) são capazes de criar marcas de registro e compensar ao mesmo tempo a espessura do corte, mesmo se a arte original perder o alinhamento, ficar destorcida ou se virar;
  • A máquina de corte a laser contribui para economizar custos operacionais.

Comparativo de alguns processos de corte

  1. Corte por plasma: esse é um processo de corte por termo fusão, ele é muito comum no corte de aço, aço inoxidável e alumínio. Se comparado com o corte a laser, possui menor qualidade de corte, maior consumo de energia e geração de poeiras e ruídos. Para materiais eletricamente condutores, é o mais indicado.
  2. Corte mecânico: processamento com contato, valores mais altos de preparação e maiores chances de contaminação.

Contudo, vale frisar que cada método de processamento tem as suas vantagens, e vai depender somente do material e da aplicação.

Quando usar e não usar o corte a laser?

Para peças que possuem formas complicadas, e precisarem de um acabamento liso e livre de imperfeições no corte, a máquina de corte a laser é a mais indicada.

É possível produzir vários e diversificados pequenos lotes, pois não requer o estampo de corte.

Mas, pelo fato de o laser de CO2 gerar uma grande intensidade de calor, não significa, necessariamente, que ele possa vaporizar e cortar todos os metais conhecidos.

Afinal de contas, cada material reagirá de uma forma diferente a esse tipo de energia.

  • Aços não ligados: a qualidade de corte nesse material é boa, ele produz bordas retas e pequenas larguras de corte e é livre de óxidos.
  • Aços inoxidáveis: não é possível cortar as chapas de aço não ligadas, mas as chapas finas podem ser cortadas.
  • Aços-ferramenta: apresentam uma ótima qualidade quando o corte é a laser. Pois, por outros métodos convencionais, é mais difícil de cortar por conta do alto teor de carbono.
  • Alumínio e suas ligas: a espessura máxima que podemos cortar a laser é de 10mm a 12mm. Afinal, o alumínio reflete a luz, transformando em um bom condutor de calor, dificultando a concentração de energia.
  • Outros materiais: polímeros, têxteis, couro, cerâmica, rochas etc.