Chapa cortada a laser

De uma forma geral, a chapa cortada a laser é um produto que apresenta uma qualidade superior se comparada com outros tantos tipos de corte que o mercado oferece.

Isso porque o laser é uma tecnologia avançada que permite ter um resultado excelente de maneira ágil e também muito simples. É justamente por isso que vem se destacando tanto nos últimos tempos.

Então, se você está aqui para saber mais a respeito da chapa cortada a laser, de que se trata esse processo e todos os seus benefícios, basta continuar lendo e conhecer todos os detalhes a seguir.

O que é o corte a laser

De uma maneira geral, o corte a laser é considerado um processo de altíssimo nível tecnológico.

Se trata de uma máquina que emite um feixe de luz que realiza a separação térmica do material.

Isso porque o material que é alvo desse feixe de luz é tão aquecido que chega ao ponto de derreter, ou então de vaporizar-se totalmente.

Contudo, o processo de corte propriamente dito só acontece depois que o feixe de luz transpassa o material por completo em um determinado ponto.

Para que isso aconteça, é preciso de um projeto desenvolvido no software adequado e também é preciso que um profissional configure a máquina para que ela possa executar os cortes adequadamente.

O processo é todo automatizado, ou seja, depois de configurado e ajustado, basta dar o start e a máquina mesmo fará o processo de corte.

Assim, o resultado é uma chapa cortada a laser, podendo ela ser de acrílico, metais ou mdf.

Por que usar o laser ao invés de outros métodos?

Pois bem, o fato é que existem inúmeros métodos que podem ser utilizados para o corte de chapas. Contudo, o mais importante é observar as características do material a ser cortado.

É isso que definirá a escolha do melhor método a ser empregado no processo.

Quando você tem um material que aceita mais de um tipo de corte, então, é o momento de avaliar qual deles é o mais vantajoso. Vamos comparar as vantagens do laser com outros tipos de corte a seguir?

Puncionamento

O laser tem uma ótima vantagem em relação a esse método de corte específico, que é justamente a possibilidade de realizar um corte com mais detalhes e complexidade.

Tudo isso é feito por meio de um software que também tem um custo menor do que a ferramenta de puncionamento. Outro vantagem em relação a esse método é a agilidade que somente o laser possui para fazer uma chapa cortada a laser.

 

Oxi-corte

Já se for comparada com a técnica de Oxi-corte, o corte a laser ganha um grande destaque no que diz respeito à precisão e maior qualidade de acabamento de bordas.

Picotamento

Tal como o método anterior, o corte de chapa por picotamento também apresenta uma qualidade muito inferior ao corte a laser.

Plasma

O corte por plasma pode ser considerado vantajoso por ter um custo menor que o laser, contudo, ele perde muito em precisão e, principalmente, em velocidade.

É por esse motivo que, na maioria das vezes, é muito mais vantajoso ter uma chapa cortada a laser

Quando a chapa cortada a laser é indicada?

O corte a laser em chapa é sempre o mais indicado para quando se necessita que o projeto seja realizado com agilidade e muita precisão.

Mais do que isso, ele é extremamente indicado para a confecção de peças com alto nível de detalhamento e que exigem um corte mais preciso e com maior nível de complexidade.

De uma forma geral, os materiais que apresentam os melhore resultados de chapa cortada a laser são aços não ligados, aço inoxidável de espessura fina e alumínio até espessura de 12mm.

Pronto, agora você já sabe tudo sobre chapa cortada a laser, como funciona e quando optar por esse método de corte para as suas peças!