chapa de aço para fabricação de peças com medidas 1.2 1.5 2 3 4.75 6.35 8 9.5 1/2 5/8 3/4 7/8 25.4 mm ou polegadas
A chapa de aço é um material muito versátil e que pode atender as mais variadas demandas, sendo utilizado para a confecção de inúmeros itens que conhecemos e utilizamos hoje em dia.
O material tem como característica ser bastante resistente e durável, conferindo esses mesmos atributos para as peças que são feitas dele.
E então, você está interessado em saber mais a respeito da chapa de aço, quais os tipos e para que ela serve? Então é só continuar aqui lendo que vamos trazer todos esses detalhes logo a seguir.
Tudo sobre a chapa de aço
Flexível, fácil de manipular, versátil e ótima durabilidade são apenas algumas das características da chapa de aço, que é um material utilizado atualmente para as mais diversas finalidades. Vamos conhecer um pouco mais sobre ela a seguir:
1 – O que é uma chapa de aço?
O aço é um material produzido através da liga de outros componentes, como o ferro, silício, carbono e outros.
Por suas características, ele é uma das principais matérias primas em diversos setores produtivos, incluindo serralherias, indústrias e construção.
2 – Quais os diferentes tipos de chapa de aço?
Muita gente nem imagina, mas existem sim diferentes tipos de chapa de aço. Isso varia de acordo com a composição do material. Veja:
- Aço inox: feito da liga de ferro, cromo e níquel, a maior vantagem é que é muito resistente à oxidação. O produto ainda é maleável e, por isso, pode assumir inúmeros formatos, tendo uma grande variedade de aplicações, como talheres, bancadas, mesa e outros.
- Aço carbono: produzido da liga de ferro e carbono, esse material é maleável e altamente resistente. As chapas de aço desse tipo são amplamente utilizadas no setor automotivo e também na construção civil para a produção de tubos de aço, engrenagens e outros.
- Aço galvanizado: é o tipo de aço que, ao final de sua produção, recebe uma camada de zinco para que tenha maior durabilidade e resistência à oxidação. São usadas para fazer algerosas, telhas, portões, calhas e outros.
3 – Como é feita uma chapa de aço?
O processo de produção de uma chapa de aço pode apresentar variações de acordo com as necessidades e exigências de cada projeto.
No geral, o processo começa ainda com a mineração dos compostos. Depois, na siderúrgica, é produzido o ferro gusa, que é uma forma impura do material.
Com isso será possível produzir a matéria-prima que dará origem às inúmeras variações do aço.
Quando a liga é feita, o aço é moldado em forma de chapas, para que seja possível realizar a laminação dele, que é a última etapa.
Já laminado, o aço é moldado em bobinas ou na chapa de aço final.
Vale lembrar que o processo para produzir chapas mais grossas de metal não é esse, visto que elas não são bobinadas.
4 – Por que chapa de aço é tão resistente
O principal motivo da resistência desse material é pela liga de materiais que é utilizado, especialmente o carbono.
Assim, essa liga de ferro consegue características como dureza, mais maleabilidade, maior resistência à pressão e aumento da durabilidade.
É justamente por esse motivo que as peças são bastante utilizadas na construção civil ou para outra finalidades que exijam um material com longa vida útil e resistência.
5 – Onde a chapa de aço é usada?
Conforme já foi dito, a chapa de aço tem inúmeras aplicações e vamos conhecer algumas delas a seguir:
- Indústria hospitalar: a indústria farmacêutica, hospitais e indústrias químicas usam muito as chapas de aço inox, pois são duráveis e de fácil manutenção. Podem ser encontradas em camas, bancadas, equipamentos e mais.
- Construção civil: usa mais chapa de aço carbono, por sua dureza e durabilidade. São transformadas em bobinas, arames, tubos, placas, estruturas e muito mais.
- Indústria alimentícia: utiliza chapa de aço inox também pela facilidade de higienização, durabilidade e boa conservação. É aplicada em bancadas, utensílios, maquinário, equipamentos e outros.
- Design de interiores: o aço carbono é aplicado também nessa área por arquitetos. O material pode ser usado em móveis, decorações, estruturas e muito mais.