Corte a laser

O processo que faz a separação do material com o feixe de luz com a melhor maquina de corte a laser.

O Corte a Laser é uma tecnologia muito utilizada em diversos segmentos da indústria, melhorando o processo e com acabamento em alta definição.

Esse processo de separação termina no material após ser atingido o feixe, o material é  cortado com melhor acabamento.

No entanto, nos últimos anos, tem crescido a sua utilização em outros segmentos do mercado, pequenas e grandes industrias, mercado de peças agrícolas entre outros segmentos usando o serviços de corte a laser com fibra.

Tecnologia para o sistema de corte a laser.

É uma tecnologia de ponta que tem muita utilidade. Para quem deseja obter processos otimizados que se relacionam com o corte a laser aço, esta técnica deve ser considerada para otimizar diversas atividades, sobretudo no setor industrial.

Ao mesmo tempo, foi pensando nisso que preparamos este artigo especialmente para você.

Enfim, abordaremos sobre o que é o corte a laser, como funciona, quais matérias, espessura de corte, empresas que utilizam essa tecnologia e muito mais.

corte laser

Como funciona o corte a laser

O primeiro passo para aprender mais sobre a aplicação do corte a laser está em compreender o que ele é e como funciona. Dessa forma, o corte a laser aço é uma técnica que se baseia no princípio da separação térmica até derreter ou separar ou vaporizar . 

Ou seja, os objetos que são cortados, na verdade, estão sendo separados por um fator de temperatura.

Processo de separação do material com o feixe de luz

O material que receberá esse serviço, ao ser atingido pelo feixe de laser, é aquecido a uma temperatura muito elevada na mesa onde ficam as chapas de aço, o que o faz derreter ou mesmo vaporizar de forma completa. 

Após isso, o feixe de laser atravessa por completo o material em um ponto previamente estabelecido

Nessa fase, temos a fase de separação como sabemos, ou, como é mais conhecido popularmente, o corte propriamente dito. O feixe de luz recebe um elétrons não é apontado de forma manual para o objeto, mas sim com ajuda de equipamentos e computadores.

O equipamento para cortar as peças com material de aço

Esses equipamentos seguem um desenho geométrico selecionado e pré-estabelecido, separando o material de acordo com o projeto.

 

Por isso, além de ter uma grande preocupação quanto à eficiência do equipamento e seu corte, as empresas que usam essas maquinas devem estar atentas quanto à questão da saúde e saúde ocupacional dos trabalhadores, a fim de evitar acidentes e doenças causadas pela inalação desses gases tóxicos.

Quais materiais podem ser cortados

Vários materiais podem ser cortados com a técnica do uso do laser. Entre os principais, podemos destacar:

  • chapa de Inox;
  •  Metal
  •  chapa de  Alumínio;
  •   Latão

Corte na chapa de metal

O metal é um excelente material para condução de calor e eletricidade. É utilizado em diversos segmentos da indústria, como eletrodomésticos, indústria automobilística, eletrônicos, entre outros.

Essa prestação de serviços  é utilizado para gerar uma economia e agilidade no processo das industrias.

Corte no inox

A princípio, o Inox é um material que se caracteriza por sua alta resistência contra a corrosão, causado principalmente por elementos como umidade e salitre.

chapa de Alumínio

O alumínio é elemento muito utilizado em cozinhas, automóveis, embalagens, cabos de transmissão de eletricidade, utensílios de cozinha, entre outros. Para realizar um corte preciso no material, esses serviços são necessário e mais indicado, sobretudo em objetos de pequenas dimensões.

Latão

No entanto o latão é uma liga de cobre e zinco, também muito utilizado em diversos segmentos fabris. As principais características do material são a sua maleabilidade e ductilidade.

Quais espessuras que a máquina laser pode cortar

As espessuras do corte a laser variam de 0,5 mm a 50 mm, dependendo do material utilizado. Vale destacar que estes são os valores mínimos. Desse modo, espessuras maiores que essas são bem mais tranquilas de serem feitas com uso do laser para corte.

Quais são as vantagens e desvantagens do corte a laser

O corte a laser apresenta mais vantagens do que desvantagens. Listamos nos próximos parágrafos 4 principais vantagens do uso desse material e uma desvantagem encontrada.

Quantidade de materiais que o corte a laser se mostra eficiente

Nenhuma outra tecnologia existente até o momento tem a capacidade de cortar tantos materiais quanto a técnica que utiliza no corte a laser. 

Como apontamos anteriormente, esta técnica é capaz de cortar muitos diferentes tipos de materiais, sejam eles orgânicos ou inorgânicos.

Não necessita de pós-processamento no corte a laser

Um dos principais fenômenos que toda indústria deve evitar, seja qual for o seu segmento, é o retrabalho. Por retrabalho, destacamos o trabalho que é feito para corrigir um processo que já foi feito anteriormente.

Como estamos falando de corte, retrabalho estaria ligado a ter que refazer o corte ou mesmo ajustá-lo, melhorando o acabamento da peça. Quando o corte é feito de maneira manual com uso de outras ferramentas, esse processo de retrabalho é bastante comum.

Com o laser não, pois o processo é feito de forma inteiramente automatizada, e com uma precisão que se aproxima do absoluto.

Isto é, o laser sela as bordas dos objetos que por ele são cortados, evitando fenômenos como desfiamento. Assim, processos como lixamento, selamento mecânicos entre outros processos similares são dispensáveis.

Corte com alta precisão com o faixe de laser

Como já destacamos algumas vezes, um dos principais aspectos positivos do corte a laser é a sua alta precisão. Mas sobre essa característica, é importante dar uma ênfase ainda maior. 

O resultado do corte é apenas um pouco maior que o feixe de laser em si, o que torna possível cortar qualquer desenho geométrico no material com precisão quase total.

Sem desgaste de ferramentas

Um aspecto muito negativo em máquinas de corte que não utilizam o laser é o desgaste das ferramentas, especialmente aquelas que lidam diretamente com o corte.

 Por exemplo, uma máquina de corte que utiliza o metal, acaba tendo uma vida útil muito menor, especialmente no que diz respeito à peça responsável pelo corte direto dos materiais.

Assim, há uma grande redução nos custos operacionais.

Por outro lado, como desvantagem, temos o alto custo inicial dos equipamentos de corte a laser. Algumas pequenas empresas não conseguem arcar com esse custo.

corte-laser-1
corte-laser-2
corte-a-laser
corte-laser-5

Cortar peça a laser para máquinas agrícolas

Que as máquinas de laser cortam muitas peças agrícolas e são muito utilizadas em indústrias de manufatura você já sabe.

 Mas sabia que esta tecnologia também é muito comum em máquinas agrícolas? O motivo para isso é a forte energia cinética e força de corte dessas máquinas.

A máquina de corte a laser oferece para essas máquinas agrícolas vantagens similares às que foram listadas anteriormente nesse texto, mas vale a pena citar uma específica: segurança e proteção ambiental.

Como você sabe, já passou o tempo em que a agricultura não precisava se importar com o meio ambiente. Atualmente, esta é uma exigência que parte tanto do mercado consumidor quanto de políticas públicas de proteção ao meio ambiente.

Além disso, estudos comprovam que empresas do agronegócio que mitigam os impactos ambientais acabam aumentando sua produtividade.

Ao utilizar máquina de corte a laser, os processos de vibração são reduzidos a quase zero, evitando riscos relacionados a essas vibrações. Além disso, há pouca exigência de treinamento para o operador das máquinas, pois praticamente tudo é automatizado.

Sendo assim, o corte a laser é uma excelente tecnologia para quem deseja otimizar os processos relacionados a diversos segmentos da manufatura, indústria, agronegócio e corte de objetos em geral. 

Espessura largura do corte a laser

O maquina pode cortar com alta tecnologia e uma modernidade alcançando uma precisão de 0,1 mm e cortar a velocidades de até 25 mm por minuto e espessura de até 50 mm com uma fonte de 15 watts. A eficiência do  corte a laser é mais em metais e chapas de aço que variam de 0,5 mm a 50 mm de espessura.