Chapa metálica cortada a laser

Veja aqui diversas formas para cortar uma chapa metálica com a maquina a laser.

No mercado de chapas metálicas existem diversos tipos de processos inovadores e que podem ser utilizados para conseguir os mais varados resultados como a chapa metálica cortada a laser.

Atualmente, o que está mais em alta é a chapa preta que pode ser cortada a laser. Isso porque esse processo de corte se mostra muito vantajoso em diversos aspectos.

É por isso que hoje vamos falar um pouco mais sobre esse assunto. se você estiver interessado, fique aqui e confira todos os detalhes e informações logo a seguir.

chapa metalica cortada a laser

Como ela é cortada

A chapa metálica é cortada com a maquina a laser que usa a tecnologia do feixe de luz para o aquecimento da peça, logo após esse aquecimento ela sofre o corte.

Quais medidas pode ser cortada com a maquina?

São diversas medidas que podem ser cortadas, especialmente chapa fina fria e chapa fina quente desde 0.5 m m até 16 mm de espessura.

Já o aço inox a espessura mais grossa é a 6 mm devido a rigidez da chapa, devido ao alto grau de componente o laser precisa de mais pressão sob a chapa e assim pode ser cortada chapa metálica a laser.

Qual tamanho que o laser corta?

Essa é uma das principais dúvidas que ocorre quando falamos de corte a laser, a especificação é a seguinte o furo da chapa precisa ser no mínimo a espessura dela, exemplo: chapa de 2 mm o furo precisa ser no mínimo 2 mm.

Sobre a largura do corte

A largura da peça não tem dimensão especifica, pois é possível cortar qualquer largura da chapa.

 

Chapa de aço preta cortada a laser

O corte de chapas metálicas usando laser é um processo que pode dar origem a uma grande variedade de peças.

Ele pode servir tanto para peças de uso diário, artigos decorativos e brindes até a produção de itens para maquinário e para eletrônicos de grande porte.

Considerando as demandas do mercado atual, pode-se dizer que sem a chapa metálica cortada a laser, o mercado teria um déficit de componentes.

Isso porque a aplicação desta técnica possibilita atender às mais variadas demandas atuais.

O corte a laser de chapas metálicas é um procedimento bastante moderno, que foi criado a combinando diferentes técnicas de corte e o uso do laser.

Vantagens da chapa cortada a laser

O corte a laser, especialmente para metais se tornou um processo indispensável para fins industriais. Isso vale especialmente quando estamos falando do segmento de metalurgia.

Acontece que o processo de chapa metálica cortada a laser é capaz de garantir uma grande variedade de vantagens para quem necessita da utilização desse tipo de serviço.

Uma dessas principais vantagens está justamente na qualidade do acabamento do serviço. Além disso, outro ponto forte é a precisão do corte, que é altíssima.

Quando estamos falando de uma máquina de corte a laser mais moderna, a velocidade é outro ponto forte.

Assim, é possível ter uma chapa metálica cortada a laser muito rapidamente, mantendo a altíssima precisão e o excelente acabamento. Isso quer dizer que a velocidade não atrapalha em nada o resultado final de peça.

Chapa de ferro

O resultado disso, claro, é também a diminuição dos custos no processo de produção das mais variadas peças. Nesses casos, a economia pode chegar a até 40%.

O fato é que chapa metálica cortada a laser tem muitas vantagens e é excelente para quem precisa desse tipo de serviço.

Outros tipos de corte para chapas metálicas

Além da chapa metálica cortada a laser ainda existem outros tipos de corte que podem ser aplicados a este material. Vamos conhecer quais são e, ao final, identificar qual o melhor. Confira:

1 – Corte por jato de água

Essa opção é limitada pois serve apenas para chapas de até 300mm de espessura no que diz respeito a cortes e perfurações.

O processo é feito através da pressão da água em uma velocidade que chega a ser até 4 vezes mais rápida que a velocidade do som.

Além disso, o processo conta com alguns materiais abrasivos misturados à água, como a sílica.

2 – Corte a plasma

O plasma é um 4º estado da matéria e acontece quando já um nível de energia tão elevado que as moléculas se desassociam.

para isso, é preciso de um bico com alta voltagem e pressão de ar, que transformação o gás aquecido em plasma.

3 – Corte por usinagem

Nesse processo, há a desvantagem de que uma parte do material é removido e gera uma maior quantidade de rebarba, também chamada de cavaco.

Dessa forma, existe uma maior perda de material durante este processo.

Por fim, podemos dizer sem dúvidas que chapa metálica cortada a laser é a melhor alternativa, pois o processo é rápido, eficiente, com ótimo acabamento e precisão, além de ter uma alto aproveitamento do material com a tecnologia da maquina que corta chapa metálica cortada a laser.