Como é fabricado o Aço Inox

Veja com é a formula para fabricação do aço inox com diversos elementos de liga inoxidável

Muitas pessoas têm curiosidade de saber como é fabricado o Aço inox. Portanto, em sua fabricação são usados diversos elementos. As propriedades podem variar de acordo com o elemento de liga.

O aço inoxidável é usado em vários segmentos da indústria, por isso, é importante saber qual sua composição independente da sua finalidade.

Porém, podemos dizer que o aço inoxidável é basicamente uma liga, ou seja, a combinação de dois ou mais elementos químicos, de ferro-cromo que apresenta forte resistência ao processo de corrosão, impacto e à abrasão.

É um material que tem grande durabilidade e é totalmente reciclável e possui um baixo custo de manutenção. o aço inoxidável é muito usado em utensílios domésticos, como talheres, panelas e em vários itens brancos como geladeiras, fogões, entre outros.

Os aços comuns costumam sofrer com o processo de ferrugem, já o aço inoxidável não sofre com esse tipo de problema.

Quais os elementos usados na fabricação do aço?

O aço inoxidável é composto por alguns elementos químicos, eles reforçam sua resistência melhorando as propriedades contra corrosão e endurecimento de formação. Veja quais são os elementos envolvidos nesse processo:

O silício, ao adicionar silício na composição do aço inoxidável, melhora sua resistência, tornando mais resistente aos fenômenos de corrosão por pite em fendas e corrosão intergranular.

Outro elemento usado no processo de fabricação do aço inoxidável é o molibdênio, ele e o tungstênio melhoram as propriedades gerais e localizadas de resistência à corrosão.

Sobre a composição do aço

Para manter a composição da austenita, é usado o primeiro elemento que é a silício como estabilizador de ferrita, portanto, quando é usado em ligas autenticas, precisa ser balanceado com estabilizadores de austenita.

O manganês também é usado na composição do aço inoxidável. Ele melhora as propriedades de resistência, endurecimento do aço inoxidável e da tenacidade. Além de promover a solução de nitrogênio no aço inoxidável e, por isso, pode ser adicionado para substituir o níquel por nitrogênio.

Tempo de processamento da chapa de.

O tempo de processamento da sucata de aço inoxidável não varia muito de um forno para o outro, poia a camada passiva é apresentada de uma composição química por diferente composição básica do aço inoxidável.

O tempo do processo pode levar até 20 dias para que seja feito o aço inox.

Quais as aplicações do aço ?

Atualmente existem diversos tipos de aço inoxidável, e cada um é usado para determinados fins. É possível encontrar o aço inoxidável em vários equipamentos e que podem ser usados de diversas formas e por isso é bom saber como é fabricado o Aço Inox:

Nas instalações hospitalares é possível encontrar bastante equipamentos em aço inoxidável;

Em segmentos de hotelaria, como talheres, panelas, entre outros;

Também é possível encontrar em revestimentos de elevadores;

Nas escadas o aço inoxidável pode ser encontrados como corrimão;

Nos eletrodomésticos, como geladeiras, fogões, microondas, máquina de lavar,entre outros;

Também é encontrado em equipamentos náuticos;

Na construção civil.

Como é fabricado o Aço Inox

Veja quais são as propriedades da chapa

O uso do aço inoxidável na fabricação de vários produtos, é determinado pela suas qualidades para vários fins, entre eles:

A facilidade de limpeza;

É um material resistente à corrosão;

Sua aparência é higiênica e brilhante;

O material é de baixo custo de manutenção;

O aço resiste a variações de temperaturas;

É resistente a altas temperaturas;

É um material totalmente resistente.

Porcentagem dos elementos químicos que é composto

O aço inoxidável possui 15% de cromo, 30% de níquel, além de elementos como, molibdênio, titânio e nióbio. A adição de níquel melhora a resistência da liga às altas temperaturas, além de melhorar a resistência por sua soldabilidade e ductilidade, porém, o cromo é o principal responsável oferecer resistência à corrosão.

Também é possível adicionar ao aço inoxidável, o molibdênio e cobre para aumentar ainda mais sua resistência à corrosão através de via úmida. Já a adição do alumínio e silício, aumentam sua resistência à oxidação em altas temperaturas, o titânio e nióbio é usado para estabilizar o aço austenítico que impede a precipitação do cromo em forma de carboneto no decorrer do aquecimento ou resfriamento lento, em torno de 700ºC. portanto, além dos elementos citados, também é possível adicionar outros tipos de elementos, como nitrogênio, cobalto, boro, manganês e terras raras.

Quais os tipos de fabricados?

O aço inox pode ser classificado em cinco tipos de acordo com sua composição e estrutura e como é fabricado o aço inox.

Veja quais são eles:

O ferrítico: Os aços inoxidáveis ferríticos são os mais utilizados para fabricação de equipamentos com alta resistência e utensílios domésticos como as panelas.

O martensíticos: Os tipos de chapa de aços inoxidáveis austeníticos é a mais ampla falando em número de ligas e de grande variedade de utilização. Em sua composição química , possuem entre 17% e 25% de cromo e entre 7% e 20% de níquel.

O austeníticos: Aços martensíticos possuem uma composição  parecida com à dos aços inoxidáveis ferríticos que contém 12% a 18% de cromo e entre 1% e 1,5% de carbono.