Quais os diferentes tipos de Inox

Aqui você encontra quais são os vários tipos de aço inox e quais as diferenças.

Hoje, o aço inoxidável é sinônimo de materiais duráveis ​​e duráveis ​​que sempre nos dão a impressão de que não se deteriorarão mesmo em condições adversas aqui você encontra informações de quais são os diferentes tipos de inox.

Por isso, é um dos materiais mais utilizados para a produção de utensílios e equipamentos de cozinha.

No entanto, o fato é que esse aço não é eterno, apenas apresenta alta resistência à corrosão sob a ação de um determinado meio ou agente, e essa resistência à corrosão varia com o tipo de aço inoxidável.

Acredita-se que todos os aços inoxidáveis ​​são iguais e que qualquer produto descrito como “feito de aço inoxidável” tem as mesmas propriedades, como alta durabilidade, resistência ao calor, ao impacto e à corrosão.

Como é composto os metais em inox

O aço inoxidável é feito de ligas de uma variedade de metais e pode ser produzido usando várias composições químicas diferentes, resultando em materiais com propriedades diferentes.

Em termos mais técnicos, o aço inoxidável é uma liga metálica composta por uma mistura de ferro e pelo menos 10,5% de cromo, o que o torna mais resistente à corrosão do que o aço comum.

Isso porque, quando exposto ao oxigênio do ar, o cromo forma uma fina camada de óxido na superfície do aço, protegendo-o da corrosão.

Quais os diferentes tipos de Inox

Apesar de invisível e muito fina, esta película tem forte adesão ao aço inoxidável e o protege de substâncias agressivas como água do mar, mudanças de temperatura e oxigênio, que oxida (enferruja) o metal principal motivo.

Mesmo que o aço inoxidável sofra algum tipo de dano, seja um corte, amassado ou arranhão, o oxigênio do ar imediatamente se combina com o cromo, re-formando a camada protetora e recuperando sua força original.

Outros elementos adicionados ao aço inoxidável, como níquel, molibdênio, vanádio e tungstênio, também podem ser utilizados para aumentar a resistência do material, garantindo as múltiplas aplicações do produto em diferentes áreas de produção.

Saiba os tipos e aplicações do aço inox

Os aços inoxidáveis ​​ferríticos são de longe o tipo mais utilizado para a fabricação de equipamentos e eletrodomésticos, pois não contêm níquel em sua composição, o que reduz bastante os custos de produção.

O cromo é o principal constituinte das ligas ferríticas (entre 11% e 20%), além de pequenas quantidades de outros estabilizantes ferríticos como silício e nióbio, além de menos de 0,08% de carbono.

O aço ferrítico tem boa soldabilidade e é fácil de moldar. Além disso, são altamente resistentes à fadiga térmica, o que os torna ideais para a confecção de peças expostas a mudanças de temperatura, como sistemas de exaustão automotivos.

Quais são as características desse ferro

Sim, ímãs de bastão podem ser magnéticos.

Os aços ferríticos têm maior resistência do que a família dos aços inoxidáveis ​​martensíticos e têm uma resistência decente à ferrugem em ambientes rurais e urbanos. Menos adequado para ambientes marítimos ou industriais e quais os diferentes tipos de Inox.

A qualidade de um relógio para suportar a água é boa.

O aço ferrítico é o metal mais utilizado para utensílios de cozinha e embalagens, pois quando não é necessária uma dureza elevada, pode entrar em contato com os alimentos sem quebrar.

Existem vários tipos de aço inoxidável. Saiba mais sobre suas variedades e aplicações mais indicadas, Principais tipos de Aço Inox Ferríticos:

AISI 301

O AISI 301 é classificado como um aço austenítico para uso em usos estruturais, utensílios domésticos, ferragens, acabamento automotivo, aeroespacial, ferroviário, petrolífero, caminhão, carroceria e equipamentos na indústria alimentícia.

AISI 304

Amplamente utilizado na fabricação de utensílios domésticos, válvulas, conexões para tubos, trocadores de calor, drenos e equipamentos em diversas indústrias, como têxtil, farmacêutica, refrigeração, química e naval.

AISI 304L

Este aço tem um teor de carbono máximo permitido mais baixo e é usado em tremonhas de carvão, pulverizadores de jardim e domésticos, tanques de armazenamento de ketchup e também nas indústrias alimentícia, aeroespacial e militar.

AISI 310

O AISI 310 é adequado para aplicações envolvendo altas temperaturas em aquecedores de ar, fornos de recozimento, fornos de fundição, chaminés, placas de fornos, trocadores de calor, incineradores, fornos de secagem, trocadores de calor, cilindros transportadores de rolos, componentes de turbinas, telas de caldeiras a vapor etc.

AISI 316

Usado para fabricar peças que exigem alta resistência à corrosão, como equipamentos químicos, farmacêuticos, têxteis, petrolíferos, laticínios, construção naval, papel e celulose e processamento de filmes fotográficos.

AISI 316L

Também utilizado em peças que requerem alta resistência à corrosão e que requerem um menor teor máximo de carbono permitido, como equipamentos para as indústrias naval, petrolífera, química, farmacêutica, têxtil, peças de válvulas, condensadores, tanques, trims, evaporadores e agitadores.

AISI 420

Recomendado para peças mecânicas que requerem alta resistência e estão expostas ao ataque ou influência de ácidos fracos ou água salgada. Usado em utensílios de mesa, instrumentos cirúrgicos e odontológicos, medidores, eixos, engrenagens, equipamentos industriais de ácido nítrico, produção de alimentos, moldes de plástico e metal de baixo ponto de fusão.

AISI 430

Ideal para a produção de acabamentos automotivos, secadoras, lava-louças, aquecedores, refletores, pias, talheres (garfos e colheres), calhas, cunhagem de moedas, placas de identificação, portas seguras e pias.

Principais atributos presentes em todas as famílias de Aço Inox

Existem centenas de combinações diferentes de aço inoxidável no mercado hoje com os quais diferentes tipos de Inox . Os metais são fabricados através das mais diferentes etapas de processamento, que alteram as propriedades do aço. Isso gera aço com diferentes atributos.

Existem cinco tipos principais de aço inoxidável: ferrítico, austenítico, martensítico, duplex e aço endurecido por precipitação.

Neste artigo, falaremos sobre os três primeiros materiais usados ​​na fabricação de utensílios e equipamentos de cozinha.

Todas as famílias de aço inoxidável possuem certas características compartilhadas entre si.

a resistência à corrosão é alta neste material.

O banheiro parece limpo e confortável.

Como é fácil limpar uma frigideira de ferro fundido.