O corte a laser de plasticos tem infinitas utilidades para corte de materiais.
Como funciona o corte a laser?
O corte a laser é um processo extensamente usado hoje em dia para cortar muitos materiais. No entanto, a alta precisão, velocidade e versatilidade de uma máquina a laser são as vantagens principais do processo de corte a laser.
Quais tipos de plásticos podem ser cortados
Os tipos de plasticos que pode ser usados são de muitas variedades, acrílico fundido, pelicula EPS, ABS, Policarbonato.
Caracterização técnica do processo de corte a laser
O corte a laser é um procedimento de separação térmica. Além disso, o material aquece até o ponto de fusão completa ou vaporização quando atingido por meio do feixe de laser. Em seguida, o feixe de laser ter atravessado completamente o material em um determinado ponto, o procedimento de corte exatamente dito começa.
O sistema segue a geometria escolhida, separando os materiais. Consistindo na aplicação, os gases produzidos por este procedimento podem possuir um efeito benéfico no resultado final.
Vantagens do corte a laser de plásticos
Confira a seguir as vantagens principais do corte a laser:
- Alta Precisão: o corte resultante é um pouco grande que o próprio feixe de laser, o que permite cortar qualquer geometria com alta precisão. Aliás, a câmera integrada (JobControl Vision) faz marcas de registro e compensa automaticamente a espessura do corte — mesmo se a arte original estiver desalinhada, virada ou distorcida.
- É adaptado para muitas modalidades de materiais: nenhuma outra técnica pode cortar tantos materiais orgânicos e inorgânicos.
- Não é necessário pós-processamento: o corte a laser é um processamento de separação que pode eliminar o pós processamento em vários casos. No entanto, o laser sela também as bordas de tecidos sintéticos ou carpetes para evitar a desfiação. Isso evita a necessidade de processos de pós processamento, como selamento mecânico ou lixamento, consistindo na modalidade de material a ser acionado.
- Sem desgaste da ferramenta: as máquinas de corte a laser não sofrem o mesmo desgaste que os rebolos, ajudando a economizar nos custos operacionais.
Corte a laser, corte por plasma, corte mecânico
O corte a plasma é um procedimento de corte por termofusão comumente usado para cortar aço, aço inoxidável e alumínio. Comparado com o corte a laser, as principais desvantagens são menores, qualidade de corte, grande consumo de energia e grande geração de poeira e ruído.
No entanto, ao cortar materiais condutores, o corte a plasma geralmente é melhor por sua flexibilidade. O laser possui várias vantagens a respeito do processo de corte mecânico por remoção de cavaco.
Isso inclui manuseio sem contato, custos de preparação reduzidos, contaminação reduzida e grande flexibilidade de manuseio. Dependendo do material e da aplicação, cada método de processamento tem suas vantagens, como no corte de várias peças empilhadas.
Como utilizar uma máquina de Corte a laser em plásticos
Com a máquina a laser você pode processar diversos plásticos como PMMA (acrílico), polietileno, policarbonato, ABS, polipropileno, Delrin, poliamida, POM ou poliéster. Aliás, com o corte a laser, você pode fabricar componentes sem contato e, consequentemente, sem desgaste.
O acrílico não requer retrabalho, pois o corte a laser faz bordas afiadas. No caso de poliéster ou policarbonato, o feixe de laser produz bordas com rebarbas fundidas. Com uma máquina a laser você pode fazer marcação permanente, rápida e de alta qualidade de plásticos como poliamida, ABS ou PC.
Mesmo a marcação de peças individuais ou pequenos lotes pode ser alcançada de forma econômica, pois os tempos de configuração e a possibilidade de marcação de conteúdo variável são eliminados.
Quais modalidades de plástico são adaptados para o corte a laser e gravação?
- Poliuretano (PU, PUR);
- Acrílico fundido;
- Poliestireno;
- Acrílico extrudado;
- Poliamida (PA);
- Polipropileno (PP);
- Sulfeto de polifenileno (PPS);
- Polioximetileno (POM) – Delrin®;
- Poliimida (PI);
- Película de PES;
- Espuma de PE;
- Polietileno tereftalato (PET);
- Polietileno (PE);
- ABS;
- Policarbonato (PC);
- Polibutileno tereftalato (PBT).