qual diferença do corte a Laser vs corte a Plasma

corte a laser é um processo que usa um feixe de laser de alta potência para cortar chapas metálicas, como aço inoxidável, aço macio ou alumínio. Durante este processo, é utilizado um gás auxiliar, que pode ser nitrogênio, oxigênio, ou mesmo ar comprimido, cada um com suas propriedades, a fim de remover o material fundido da área de corte.

Como funciona o corte Laser

O equipamento de corte e gravação a laser [2] é uma máquina com tubo laser de CO2 como ferramenta principal. 

Estas máquinas são utilizadas em diversas indústrias para cortar e/ou gravar materiais em função do comportamento dos materiais selecionados quando expostos a altas temperaturas.

Para máquinas a laser de CO2, esses dispositivos possuem um tubo de laser integrado hermeticamente selado que é unido a outros dois cilindros internos.

 No primeiro cilindro, visto de dentro para fora, está localizado o gás responsável pela reação que produz o laser. Embora comumente chamados de lasers de CO2, esses invólucros contêm outros gases, incluindo nitrogênio (N2), além do dióxido de carbono.

A segunda tubulação intermediária é responsável pela passagem da água como meio de resfriamento do primeiro cilindro. Os líquidos indicados para resfriamento são fluidos como água desmineralizada, que evitam a contaminação do sistema de resfriamento e a formação de fungos. 

Essa água é resfriada por um dispositivo chamado cooler, responsável por manter a temperatura do fluido em condições ideais para estabilizar o laser. O terceiro e último invólucro é responsável por manter o sistema laser protegido do ambiente externo.

Como funciona o corte de plasma

Um cortador de plasma usa um gás aquecido, que é disparado de um bico com um pequeno orifício. O gás de alta temperatura é ionizado e, quando entra em contato com um metal, o metal fundido é soprado pelo gás de alta velocidade, deixando um corte limpo. Aço carbono, aço inoxidável, alumínio e outros metais condutores podem ser cortados usando um cortador de plasma.

corte de metais com laser pode ser feito em uma mesa plana ou com o uso de tartarugas de corte, mesas CNC e outros dispositivos de automação. Isso torna o processo versátil em muitas aplicações, sendo uma das principais vantagens desse tipo de corte.

diferença do corte a Laser e o de Plasma

O corte a plasma é um processo que corta chapas de metal e outros materiais. O processo é semelhante à soldagem a arco elétrico, com o uso de gás de proteção. Separamos algumas informações para você sobre as técnicas por trás do corte melhor.

O material a ser cortado é perfurado com um feixe de luz. O furo é feito através de corte a laser. O gás de corte flui através do bocal, aquecendo a radiação e derretendo o material que está sendo cortado.

Usando controle numérico computadorizado, a máquina de corte a laser e a máquina de corte a plasma podem cortar muitas formas diferentes com base no código de entrada no controle.

Os processos de corte a plasma têm uma má reputação porque consomem muitos recursos do sistema, cortam em um ângulo inconsistente e cortam metais e chapas de aço (entre 11 mm e 25 mm de espessura ou mais). No entanto, os recentes desenvolvimentos nos sistemas de corte mudaram a opinião pública sobre o corte a plasma, proporcionando uma melhoria significativa na história do processo.

Alguns materiais não podem ser cortados com um cortador de plasma, mas podem ser cortados com um laser. O corte a laser é eficaz em madeira, acrílico, aço e chapas metálicas entre 0,5 mm e 10 mm de espessura.

O corte a laser pode cortar mais rápido do que o corte a plasma, desde que a chapa de metal ou aço não tenha mais de 10 mm de espessura. Quando a folha é muito fina ou muito grossa, as duas tecnologias podem ser usadas juntas. Nesse caso, a qualidade do corte seria melhor para o corte do plasma e também economiza energia.

Equipamentos de qualidade são essenciais, e se você precisar comprar uma máquina de corte a plasma, o melhor lugar para ir é a Megaplasma. Somos conhecidos no mercado por nossa grande equipe de profissionais e nossos investimentos contínuos em máquinas e equipamentos.