A cortadora a laser funciona de forma integrada com o sistema CAD/CAM, onde um projeto detalhado é desenvolvido e utilizado como guia para os materiais que serão executados na obra. Esse processo dispensa matriz de desenvolvimento e é mais ágil e eficiente.
O processo funciona da seguinte forma: um dispositivo chamado soprador (um tipo de turbina) gira a 900 Hz e circula CO2 (dióxido de carbono) na sala, com dois eletrodos conectados a uma fonte de alta pressão. esses níveis elétricos.
Como funciona?
O corte a laser é o uso da energia da luz para cortar e marcar os mais variados materiais. A máquina utiliza tecnologia CNC para receber informações digitais, como o ângulo e a distância que o material precisa ser cortado, bem como a temperatura necessária para trabalhar com o material.
A aplicação desta alfaiataria é muito benéfica tanto para o impressor como para o cliente. Este é um processo digital, portanto, há um envolvimento mínimo assistido por humanos e nenhuma ferramenta necessária. Com os lasers, o corte e o acabamento tornam-se mais precisos, resultando em maiores possibilidades de corte.
Equipamentos de alta precisão facilitam o corte e a gravação complexos em outros substratos. Isso proporciona mais liberdade criativa para inovação em materiais publicitários e institucionais, com maior qualidade e flexibilidade. Além disso, o corte a laser permite maior aproveitamento das peças e menos desperdício. Economize mais para o seu trabalho.
Como é feito o corte
Para que o corte seja realizado, um gerador de alta potência produz um feixe, que se desloca até o cabeçote de corte, direcionando o feixe de laser pelo caminho óptico (espelho ajustável). O feixe, que anteriormente tinha baixa densidade de energia, passava por uma lente de foco que ajustava a intensidade e o tamanho do feixe. Ao atingir o nariz, a luz é direcionada através da lente em um único ponto. Esta orientação de luz (laser) ocorre dentro de um diâmetro inferior a 0,25 mm.
O feixe focalizado passa a gerar alta densidade de energia e é direcionado para o material a ser processado. Assim é feito o corte. Essa densidade de energia do feixe é tão intensa que pode “derreter” o material precisamente na linha de corte. Cortadores a laser cortam ou fazem furos em milissegundos. Curiosamente, este sistema permite executar com precisão projetos complexos com diferentes detalhes e ângulos.
Benefícios do processo de corte a laser
O feixe de laser faz seu trabalho sem nenhum contato. Portanto, a ferramenta não se desgastou e não causará deformações ou danos à peça;
O material processado não é limitado pela forma;
Programação flexível e agilidade da linha de produção;
Proporciona um acabamento perfeito, sem distorção e com mínima área afetada;
baixa perda de material;
Perfuração e corte de alta velocidade;
O ruído é extremamente pequeno, permitindo que a máquina trabalhe em 3 turnos na área mista;
Não causará deformação da peça.
O que é usinagem CNC
As funções de usinagem na usinagem CNC de plásticos são calculadas por um software que regula o movimento da ferramenta sobre a massa a ser usinada.
Em seguida, defina o eixo de rotação da ferramenta e o eixo de rotação da peça durante a rotação.
De fato, as fresadoras com três ou cinco eixos são totalmente automáticas e operadas por computador.
A trajetória do cortador, que cortará a porção desejada da massa, será mostrada pelo arquivo 3D inserido no aparelho. Portanto, esta técnica é uma das chamadas técnicas de “subtração”, que é rápida e econômica ao produzir um ou dez bits.
No entanto, esta técnica não é recomendada para sequências médias a grandes devido às economias de escala limitadas.
Também é adequado para produzir até dez peças para testes visuais e funcionais, pois as peças são semelhantes e feitas com os materiais corretos. Vários acabamentos também estão disponíveis.
História da Usinagem CNC
Em 1751, o primeiro torno de armação de metal foi inventado. Esta foi a primeira de muitas máquinas criadas para realizar tarefas mais precisas do que as técnicas tradicionais de artesanato. A usinagem CNC é uma técnica que começou no século 18 e é o início da industrialização.
Durante a Guerra Fria, a Parsons Works ajudou a Marinha dos EUA a melhorar a velocidade de sua linha de produção de pás de helicóptero. Esta foi a primeira vez que a automação foi considerada parte da progressão evolutiva.
John T Parsons criaria então os eixos das máquinas que fabricam essas lâminas.
Em seguida, ele trabalhará com a IBM para explorar o controle desses dispositivos com computadores. Estes são os controles básicos do processo de usinagem CNC.
Em 1952, Richard KEGG juntamente com o MIT desenvolveram a primeira fresadora CNC, a Cincinnati Milacron Hydrotel. Cinco anos depois, em 1958, a KEGG obteve uma patente para o Motor Controlled Apparatus for Positioning Machine Tool.
Vantagens das máquinas de corte CNC industriais
Um cliente que opta por utilizar uma máquina de corte CNC industrial tem diversas vantagens em seu método de produção, como não necessitar de operador para operar o equipamento. Isso porque esta máquina funciona com software específico e um controlador cnc que controla todas as partes mecânicas, garantindo assim um serviço mais flexível e preciso do que os procedimentos manuais.
As máquinas de corte CNC industriais realizam tarefas como corte a laser e corte a plasma, além de controle preciso sobre o comprimento e as dimensões das peças a serem preparadas. Nesse tipo de equipamento existe a furadeira, que cria cortes de diversos modelos, geralmente circulares, por meio de ferramentas como o pistão responsável por movimentar a furadeira.