Corte a laser inox | Peças sob medida

O corte laser inox é um serviço bastante procurado para o trabalho com peças metálicas, pois ele possibilita atingir resultados precisos para realizar projetos bem variados.

A grande precisão é um dos aspectos mais importantes do corte a laser é por isso que a técnica vem sendo mais utilizada a cada ano que passa.

Portanto, se você está interessado e quer saber um pouco mais sobre o corte laser inox, continue aqui e vamos descobrir um pouco mais sobre esse assunto.

Tudo sobre o corte laser inox

As chapas de metal estão entre os produtos mais procurados por empresas metalúrgicas, tanto de ferro quanto de aço inox.

O principal motivo para isso é que que as chapas possuem uma espessura mais fina, que permite ser facilmente dobrada ou cortada conforme a necessidade.

Dessa forma, ela pode ser utilizada para criar uma grande variedade de itens nos mais variados segmentos industriais. O corte laser inox tem um importante papel nisso, pois possibilita atingir esses resultados esperados na conformação das peças.

Para entender um pouco mais sobre isso, veja alguns tópicos a seguir:

1 – Para que serve o corte laser inox

O inox é um metal utilizado para uma grande variedade de processo, principalmente porque é extremamente versátil.

O corte laser inox permite cortar a uma peça grande deste metal, deixando-a no formato desejado para a realização do projeto. Tudo isso com uma grande agilidade e também sem uma grande perda de material, visto que o corte laser é muito preciso.

2 – Vantagens corte laser inox

O procedimento do corte em inox usando a tecnologia laser tem como sua principal vantagem o fato de ser bastante silencioso e também bem rápido.

Além de sua versatilidade, vamos conhecer outras vantagens do corte laser em inox:

  • Minimiza as distorções na peça
  • É a forma de corte mais precisa que há
  • Possibilita redução de custos
  • Gera uma menor quantidade de sucata
  • Resulta em uma borda de corte de excelente qualidade
  • É mínima a zona que é afetada termicamente pela temperatura do corte
  • Possibilita realizar cortes em alta velocidade

3 - Em que tipo de chapa deve ser feito

O corte laser inox deve ser realizado, preferencialmente, em chapas finas do metal, permitindo um resultado preciso, sem distorções e com desperdício bastante reduzido.

Quando mais fina a chapa, mais facilidade a luz do laser terá para atravessar e realizar o corte no local determinado, com muita delicadeza.

Para isso, claro, é necessário contar com um equipamento de qualidade e também um profissional qualificado para executar o projeto, tendo total conhecimento da forma de operar.

 

4 – Como é o processo de corte

Uma máquina CNC (do inglês Computer Numeric Control), possui uma cabeça móvel que se movimenta no eixo X e Y a fim de se posicionar adequadamente na chapa de metal que será cortada.

Então, ela entende o projeto que foi desenvolvido, lê seus parâmetros e diretrizes e começa a movimentar a cabeça de corte a laser sobre a peça de inox.

Assim, o laser vai cortando o material em questão com o seu feixe de luz

5 – Gravação e corte laser inox é a mesma coisa?

Basicamente, sim, mas o que se diferencia nesses processos é justamente a intensidade do laser.

Isso porque o laser para corte tem uma potência maior do que o laser para gravação, visto que o objetivo de um é cortar a peça e do outro é apenas criar uma ranhura superficial.

Contudo, na maioria das vezes, é a mesma máquina que executa os dois processos, bastando ser configurada corretamente para realizar um processo ou o outo.

Pronto, agora você já sabe tudo sobre o corte laser inox, como funciona, suas vantagens e até mesmo que ele e um processo semelhante ao de gravação em metais!