Está buscando gravação a laser em vidros.
Fique aqui e entenda tudo sobre a gravação nesse material.
O vidro pode ser personalizado de várias maneiras, para diferentes finalidades. Adicionar um logotipo, imagem ou texto ao copo pode personalizar taças de vinho, taças de cerveja, taças de champanhe ou garrafas promocionais.
O vidro também pode ser usado em espelhos e vasos para decoração, em prêmios e troféus, em cerâmicas e porta-retratos.
Há muitas maneiras de adicionar personalização ao vidro: impressão, serigrafia, jateamento, escultura manual (geralmente feita por máquinas), gravação a laser ou gravação rotativa (esse método se adapta a qualquer tipo de vidro e dura na peça mesmo após a lavagem).
O único método que pode durar várias lavagens é a gravação.
O único método que pode durar várias lavagens é a gravação.
Existem três maneiras principais de gravar vidro: laser, diamante mecânico e rouge. Cada um desses métodos irá alterar a superfície do vidro de diferentes maneiras, proporcionando diversos efeitos estéticos.
A gravação a laser tornará a superfície trabalhada mais áspera, enquanto o diamante mecânico a tornará mais oca (e mais transparente). A gravação em vidro pode adicionar cor a um desenho gravado usando diferentes corantes, disponibilizados pela Gravotech.
Isso é ótimo para criar uma gravura de taça de casamento dourada, por exemplo. O laser pode criar uma foto no vidro, linha por linha, criando uma memória especial para o seu cliente. A gravação em vidro personalizada é uma grande oportunidade de negócio, ambas as tecnologias criando um retorno rápido.
Que tipos de vidro a Rayjet pode gravar?
Com Rayjet você pode gravar em vidros isolantes como copos e canecas, bem como vidros planos como vidros automotivos, espelhos, vidros de segurança ou vidros laminados. Geralmente, materiais com baixo teor de metal são ideais para gravar vidro porque as áreas do vidro que contêm partículas de metal não podem ser gravadas. Por exemplo, cristais com alto teor de chumbo não são adequados para gravação a laser.
Como é feita a gravação a laser?
Gravação a laser usando um feixe de laser. A luz do tubo de laser é enviada para um espelho, que atinge a lente, amplificando a luz e gravando o material. Dessa forma, apenas a arte/mídia precisa ser desenvolvida em Corel, Photoshop, Iustrator, etc. e enviar para a máquina para realizar o processo e acabar com um material completamente diferente.
Gravação a laser - tão fácil quanto imprimir
Ao gravar a laser, tudo é feito como impressão. O laser queima a imagem no material. Comece criando seu layout de gravação a laser em um programa de design gráfico padrão (como CorelDraw, Photoshop, AutoCAD, Illustrator, InkScape, etc.). Use as configurações da impressora para enviar a imagem para a máquina a laser, que gravará o material com as configurações que foram armazenadas.
O software da máquina a laser JobControl pode ser usado para ajustar configurações mais avançadas, se necessário. O driver da impressora contém processos que podem otimizar automaticamente o processamento gráfico, o que é útil para o uso diário.
Esculturas tradicionais para cada vidro
A gravura mecânica produz uma gravura leve, semelhante à gravura manual tradicional. A gravação mecânica é ideal para gravação vetorial, texto caligráfico e logotipos de contorno. A ponta de diamante grava fisicamente o material. Garante resultados perfeitos independentemente da composição do vidro. A adição de lubrificante evita microfissuras e produz gravações finas e nítidas.
Quais são as opções de processamento?
Existem várias técnicas possíveis para a obtenção de diferentes efeitos na gravação em vidro. Destacam-se os seguintes:
Papel toalha
Além de evitar tornar a área de gravação áspera, o uso de lenços umedecidos também pode ajudar a melhorar a clareza e a brancura da gravação.
Antes de iniciar a gravação, coloque uma única folha de papel toalha umedecida no vidro. Evite formar bolhas ou sobreposições. Caso contrário, os resultados serão comprometidos. Desligue o ar auxiliar para evitar que o papel seque prematuramente durante o processo de gravação. Após a gravação, o resíduo é fácil de remover e a limpeza da área gravada é fácil.
Fita adesiva
Você pode usar fita adesiva em vez de toalhas de papel. Além de evitar asperezas, como o uso de toalhas de papel, a cor da gravura passa a ser cinza em vez de branca.
Ao utilizar esta técnica novamente, deve-se evitar a formação de bolhas e ar e rugas durante a aplicação.
Após a gravação, remova qualquer resíduo. Neste caso, recomenda-se limpar o vidro para remover qualquer resíduo de adesivo.
Gravação sem acessórios
Obviamente, o vidro também pode ser processado sem lenços umedecidos ou fita adesiva. Nesse caso, altere a cor do desenho de 100% preto para 70% cinza para reduzir os efeitos térmicos em grandes áreas e melhorar a gravação. Nas configurações de impressão, selecione o tipo de raster “Ordered Dithering”, mantendo os mesmos parâmetros. Essa opção evita o superaquecimento do material, reduzindo assim sua rugosidade.