As máquinas router CNC são equipamentos controlados por meio de um software de computador que realizar cortes e gravações no material escolhido.
Além disso, existem três tipos de percursos em router cnc: corte, rebaixo e Vcarve.
Ademais, cada um tem suas próprias especificações e podem ser usados em diferentes materiais para fazer cortes ou gravações.
A seguir, conheça o que são máquinas router CNC, quais materiais podem ser manuseados por essa máquina e quais os tipos de percursos em router cnc.
O que são máquinas router CNC?
O router é uma tupia, uma ferramenta utilizada com frequência por marceneiros em suas bancadas.
Além disso, o CNC traduzido para o português significa Comando Numérico Computadorizado.
Desse modo, o CNC consiste em um sistema computadorizado que possibilita controlar máquinas em eixos diversos, através do código G, um código numérico.
O CNC foi desenvolvido em 1940 e era utilizado com cartões perfurados. Contudo, hoje, qualquer operador que conheça minimamente a informática pode utilizar esse equipamento.
Portanto, uma máquina Router CNC consiste em um equipamento controlado através de um software de computador responsável por fazer gravações e cortes no material escolhido.
Nesse sentido, os cortes e gravações podem ser feitos em 2D ou 3D, por meio de uma fresa.
Essa fresa criará peças customizadas e com elementos complexos, que poderiam ser executadas de forma manual, mas isso levaria muito tempo.
Ademais, a máquina router CNC pode ser movimentado em eixos diversas e ser usado em materiais diferentes, pois é uma máquina simples de usar e versátil, podendo ser utilizada desde a marcenaria a indústria naval.
Quais os materiais podem ser utilizados na máquina Router CNC?
Muitos materiais podem ser usados na máquina de corte a laser com router CNC e resultar em diferentes tipos de percursos em router cnc.
Nesse sentido, os principais materiais que podem ser manuseados nas máquinas router CNC, são:
- MDP;
- MDF;
- Madeira balsa;
- PVC e PVC expandido;
- Teca;
- Espuma;
- Madeira Rígida;
- XPS;
- Couro PU;
- Acrílico;
- OS;
- Bronze;
- ACM;
- Alumínio;
Tipos de percursos em router cnc
Os tipos de percursos em router cnc, são:
Corte
Um dos tipos de percursos em router cnc, inclusive, um dos principais é o corte.
Nesse sentido, o operador da máquina tem as alternativas de usar a fresa dentro da linha do vetor ou externamente, dependendo de qual parte do material usar para o projeto.
Ademais, é preciso ter atenção quanto a profundidade que será usada para o corte.
Por exemplo, se o operador da máquina não adaptar a profundidade para cada corte, em determinado momento a profundidade poderá estar errada e a máquina poderá desgastar a mesa de corte da máquina ou não cortar o item.
Além disso, o set externamente, geralmente é usado quando o operador vai usar para o seu projeto o que se encontra internamente.
Por exemplo, se o operador estiver cortando letras, é ideal setar o corte externamente da linha, e respeitar a medida interna de cada letra.
Mas, para compensar, o set por dentro das linhas, permite que o operador usar quanto precisar o que estiver externamente.
Desse modo, se precisar desenvolver uma espécie de itens de encaixe, como um gabarito, no qual internamente serão encaixados letras, sem atrapalhar o encaixe, podemos cortar as linhas por dentro.
Rebaixo
O Rebaixo é um dos tipos de percursos em router cnc, se o operador precisa de um percurso para desbastar integralmente uma área do projeto.
Por exemplo, para realizar uma cumbuca ou algo semelhante, o operador poderá contar com o percurso de rebaixo por dentro da linha.
Isso significa, que atua que estiver dentro de uma área fechada será rebaixado.
Além disso, no Aspire, por exemplo, o operador conta com essa alternativa disponível e isso irá facilitar o processo de trabalhado, ajudando o operador a conseguir o resultado esperado.
Ademais, outra forma de utilizar o rebaixo é por cima da linha, por exemplo, para fazer tábuas de cortes com um rebaixo, que tem o objetivo de deixar escorrer o sulco do alimento ou carne.
Vcarve
O outro tipos de percursos em router cnc é o VCARVE, muito usado para gravações em madeiras e fazer entalhes.
Além disso, esse set é interessante, porque como a fresa conta com um formato de V, de acordo com a espessura necessária para preencher o desenho, mais a fresa sobe ou desce.
Desse modo, o operador consegue um acabamento ótimo e que de forma geral, é semelhante aos sets 3D.
Ademais, é importante mencionar que é necessário usar uma fresa afiada e nova quando utilizar a VCARVE, afinal, a fresa usada para esse percurso, diferente de outros tipos de fresas mais tradicionais, conta com uma ponta.
Devido a isso, é preciso ficar atento para que não exista ponta duplas ou pontas quebradas, visto que isso pode estragar o corte ou o projeto.