A telha termo acústica, ou telha sanduíche, é um dos mais usados, e melhores modelos de telha no que tange ao isolamento e à vedação. Por isso, está ganhando bastante espaço no mercado da construção civil.
Primeiramente, precisamos entender o que é a telha sanduíche, e o motivo pelo qual devemos considerar o material no planejamento de telhados, ou qualquer outro espaço que possamos utilizá-la a telha sanduiche.
Telha sanduíche – o que é?
É composta por duas chapas de metal de aço galvanizado. Entre elas, há um tipo de isolante. Ele pode ser de isopor ou poliuretano.
O nível de isolamento desejado deverá levar em conta a espessura do isolante, sendo que o mais comum é o de 30 mm. A largura da telha normalmente é de 1 metro, enquanto o seu comprimento pode variar entre 2 a 8 metros.
Por conta do seu processo de fabricação, e da utilização de duas chapas de metal com isolante, ela recebe esse nome.
A sua eficácia se dá devido a utilização de certos materiais químicos que a compõe, como o poliestireno e poliisocianurato.
Todos os materiais, em conjunto com a lã de vidro e a rocha, fazem com que essa telha seja muito mais eficaz.
Essa telha é também muito utilizada na criação e vedação de paredes e fachadas, principalmente em obras que utilizam steel frame e drywall.
Quais são as vantagens e desvantagens
A sua principal vantagem é o isolamento termoacústico. Assim, ela ajuda a reduzir, e muito, a variação de temperatura e o barulho.
Por conta da principal vantagem da telha sanduíche, ela se torna perfeita para bares, casas de show e até comércios.
Não há impedimento algum em usar em projetos residenciais.
Alguns dos principais fabricantes afirmam que seu isolamento acústico chega a atingir 90% de isolamento. Além dessa vantagem, ela é bastante segura, já que atua diretamente em controle de foco de incêndio.
Por fim, temos ainda a vantagem de que a telha não absorve água, evitando o surgimento de vazamentos e goteiras.
Mas, nem tudo são flores, por conta de todas as vantagens que ela oferece, ela tende a ser mais cara e sua aplicação também possui um valor elevado.
Já que, para poder aplicá-la, deve-se contar com profissionais especializados e qualificados, aumentando o valor em comparação com as demais telhas.
Quais são os tipos de telha sanduíche?
Existem, atualmente, dois tipos de telha sanduíche sendo comercializadas:
- Telha sanduíche dupla – esse tipo conta com uma chapa de aço a mais em sua fabricação. Ou seja, após o revestimento, outra chapa de aço integra a sua composição. A telha sanduíche dupla confere um maior isolamento térmico e acústico.
- Simples – conta com somente uma chapa de zinco, revestimento e uma folha de alumínio em sua composição. A parte da folha de alumínio vira-se para o interior da casa. Enquanto a chapa de metal, volta-se para a parte externa.
Assim, apesar do elevado valor da telha sanduíche em relação às demais telhas existentes, suas vantagens a tornam muito procurada, e ofereça um ótimo custo-benefício.