O que é laser: Guia Definitivo sobre

A palavra laser é na verdade uma abreviação de Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation, que em português significa Amplificação de Luz por Emissão Estimulada de Radiação. 

Isso explica muito bem o que o laser faz. Nada mais é do que um aparelho que emite radiação eletromagnética e, por meio dela, produz uma ação em cascata nas partículas de luz, chamadas de fótons.

O laser é um tipo de luz que pode ser focada para produzir um feixe estreito.

Os lasers são usados para muitas finalidades, incluindo as seguintes:

– corte ou soldagem de materiais como aço e alumínio

-cirurgia

-leitura de discos, em CD players e DVD players

-fazendo hologramas

ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Funcionamento do laser

Em alguns materiais, quando em estado instável de alta energia, se estimulados corretamente, decaem sua energia, emitindo fótons coerentes com o estímulo original, cujas ondas são sincronizadas (em fase) entre si. 

Os lasers se distinguem de outras várias fontes de luz por sua coerência espacial e temporal no seu formado.

A coerência espacial é normalmente mostrada por onde sai de um feixe estreito limitado por difração, muitas vezes referido como um “feixe de lápis”. 

Coerência temporal (ou longitudinal) significa que as ondas polarizadas em uma única frequência cujas fases são correlacionadas em uma distância relativamente grande (comprimento de coerência) ao longo do feixe

Quais são os tipos de laser atualmente

  • Laser de gás nitrogênio 
  • Lasers com químicos
  • Excimer lasers
  • Laser no seu estado sólido
  • DPSS
  • Dye Laser (Laser de corante)

Onde pode ser aplicado o laser

Por causa de sua robustez essa tecnologia pode ser usado em vários lugares como: pode ser usado em tratamento fisioterápico em casos de lesões é um  regenerador e analgésico, industrias para cortar chapas de aço, tubos, inox alumínio e latão. 

Em aplicações industriais, os lasers de CO2 (dióxido de carbono) são cada vez mais utilizados e agora são indispensáveis. Muito competitivo porque a máquina que utiliza o laser é a CNC, que é um processo rápido para cortar e soldar diversos materiais com muita rapidez.