Nitrogênio como gás de assistência para Corte a Laser

O corte a laser é um processo amplamente utilizado atualmente para cortar diversos materiais. A alta precisão, velocidade e versatilidade de uma máquina a laser são as principais vantagens do processo de corte a laser. Aqui, descrevemos como funciona o corte a laser e quais materiais podem ser cortados a laser.

Descrição técnica do procedimento de corte a laser.

O corte a laser é um processo de separação térmica. O material aquece até o ponto de fusão completa ou vaporização quando atingido pelo feixe de laser. Após o feixe de laser ter atravessado completamente o material em um determinado ponto, o processo de corte propriamente dito começa. O sistema segue a geometria selecionada, separando os materiais. Dependendo da aplicação, os gases produzidos por este processo podem ter um efeito benéfico no resultado final.

Vantagens do corte a laser.

Aqui estão as principais vantagens do corte a laser:

Funciona com uma grande variedade de materiais: Nenhuma outra tecnologia pode cortar uma variedade tão grande de materiais orgânicos e inorgânicos.

Não requer pós-processamento: O corte a laser é um processo separado que, em muitos casos, elimina o pós-processamento. O laser também sela as bordas de tecidos sintéticos ou tapetes para evitar desgaste. Isso evita a necessidade de procedimentos de pós-processamento, como vedação mecânica ou retificação, dependendo do tipo de material a ser processado.

Alta precisão: O corte resultante é um pouco maior que o próprio raio laser, permitindo que qualquer geometria seja cortada com alta precisão. Além disso, a câmera embutida (JobControl Vision) cria marcas de registro e compensa automaticamente a espessura do corte – mesmo se a arte original estiver desalinhada, virada ou deformada.

Sem desgaste da ferramenta: Os cortadores a laser não sofrem com o desgaste que um rebolo cega, ajudando a economizar nos custos operacionais.

Corte a laser, corte a plasma, corte mecânico.

Comparação de processos de corte.

O corte a plasma é um processo de corte por fusão a quente comumente usado para cortar aço, aço inoxidável e alumínio. Comparado com o corte a laser, as principais desvantagens são menor qualidade de corte, maior consumo de energia e maior geração de poeira e ruído. No entanto, ao cortar materiais condutores, o corte a plasma geralmente é melhor por sua flexibilidade. Os lasers têm várias vantagens sobre os processos de corte mecânico por evacuação de cavacos. Isso inclui manuseio sem contato, custos de configuração reduzidos, contaminação reduzida e maior flexibilidade de manuseio. Dependendo do material e da aplicação, cada método de processamento tem suas vantagens, como no corte de várias pilhas.

Como o nitrogênio é usado no processo de corte a laser?

O nitrogênio é essencial para uma variedade de aplicações, como prolongar a vida útil de alimentos, eletrônicos de solda e muitas outras. Também é fundamental no processo de corte a laser e pode representar até 60% dos custos operacionais totais.

Mas para que exatamente o nitrogênio é usado?

A proteção contra óxidos de nitrogênio e outros gases inertes evita a oxidação da superfície de aço carbono, aço inoxidável, titânio e alumínio. A oxidação ocorre quando o oxigênio e a umidade reagem quimicamente com os metais, resultando em corrosão e altas rebarbas. Ao usar nitrogênio durante o processo de corte, qualquer quantidade de oxigênio pode ser removida sem reagir com o metal, evitando geração de calor adicional. Use pressões de nitrogênio mais altas, dependendo da espessura e resistência do metal que está sendo cortado. Evita a oxidação do metal resultando em um acabamento premium, reduzindo processos adicionais como o tempo de soldagem e a necessidade de preparação da superfície da chapa cortada. .

Feixe de Laser

 Para cortar com um processo de corte a laser perfeito, é necessário um feixe de laser limpo. Para evitar qualquer contaminação dentro do feixe de laser, use gás nitrogênio através do tubo até atingir o cabeçote.  

Este processo empurra o oxigênio e quaisquer contaminantes que possam afetar a cabeça do dispositivo para fora do dispositivo. Se o nitrogênio não for usado neste processo, os clientes provavelmente contaminarão seus equipamentos e exigirão manutenção frequente da ótica do cortador. 

Portanto, para garantir cortes sem rebarbas e maior produtividade por meio de velocidades de corte mais rápidas e limpas, o corte a laser com gás nitrogênio em vez de outros gases tornou-se o padrão na indústria metalúrgica, pois é superior ao ar comprimido e oxigênio. 

Como o custo do nitrogênio é provavelmente a maior despesa neste processo de corte a laser, ter um gerador de nitrogênio no local não apenas reduz seus custos operacionais, mas também fornece um fluxo constante de nitrogênio quando você precisa. Para este processo, a Pneumatech oferece uma variedade de soluções de nitrogênio para corte a laser através da solução de gerador de nitrogênio PPNG, que pode atingir 99.999% de pureza.