Os lasers marcam os componentes plásticos de forma durável e flexível que respeita a natureza e não danifica o material. Motivo: Em comparação com o processo de marcação tradicional, não são necessários consumíveis, como estêncil ou tinta.
A marcação a laser em superfícies plásticas é sempre resistente a riscos e desgaste. Existem basicamente três métodos de marcação a laser de plásticos: mudança de cor, mudança de superfície e remoção de camada.
Processo: marcação a laser de peças plásticas
O ponto central da marcação a laser em plásticos é a absorção adequada do feixe de laser pelo material. No caso dos metais, a proporção de reflexão é maior, enquanto no caso dos plásticos, além da absorção, a transmissão ou reflexão difusa também desempenha um papel mais importante.
A baixa condutividade térmica do plástico resulta em baixas perdas de energia durante o processo de marcação. Portanto, o plástico pode ser marcado muito mais rápido que o metal.
A estrutura básica macromolecular dos plásticos geralmente absorve na faixa ultravioleta e infravermelha baixa, enquanto vários aditivos, como fuligem ou corantes, absorvem em diferentes faixas de comprimento de onda. Como diferentes comprimentos de onda podem ser usados, o comprimento de onda pode ser otimizado para o material correspondente.
Quais plásticos podem ser marcados a laser?
Com lasers de nanossegundos, você pode obter diferentes resultados de marcação dependendo do plástico, comprimento de onda do laser usado e aditivos.
Para alcançar um alto nível de legibilidade e qualidade de marcação, aditivos sensíveis ao laser são recomendados para alguns plásticos industriais. As propriedades do plástico são amplamente preservadas.
Dependendo da aplicação, o comprimento de onda do laser desempenha um papel importante na marcação de materiais sintéticos.
Ao usar lasers de estado sólido de dupla frequência (532 nm, verde) ou tripla frequência (355 nm, UV), a gama de plásticos que podem ser facilmente marcados é expandida. Estes geralmente dão melhores resultados do que os sistemas de comprimento de onda padrão de 1064 ou 1030 nm.
O que deve ser observado em placas de plástico?
O plástico é um material que apresenta vários desafios para muitas ferramentas de marcação.
O ponto central é a legibilidade da marca a longo prazo, incluindo o uso de tinta, que viola as restrições naturais, por exemplo.
Além disso, o plástico não é o mesmo que o plástico. Isso significa que diferentes propriedades de materiais e aditivos geralmente exigem soluções de marcação sob medida.
O trabalho do laser é mais flexível, mesmo um pouco de sujeira na superfície não será afetado, e pode ser iniciado imediatamente sem depender da produção do modelo, como serigrafia ou tampografia.
Tipos de marcação a laser para plásticos:
Mudanças de cor
As alterações de cor em plásticos marcados a laser incluem descoloração, branqueamento ou carbonização.
As moléculas de cor podem ser seletivamente branqueadas ou modificadas de cor.
A energia do feixe de laser destrói intencionalmente moléculas individuais – como pigmentos coloridos – ou altera sua estrutura.
A superfície permanece quase intacta e lisa. Durante o processo de carbonização, o plástico carbonáceo queima ou carboniza na superfície. Este processo é geralmente usado para plásticos de cor clara.
Remover
Plásticos multicamadas ou pintados podem ser marcados a laser removendo uma fina camada superior. O contraste é criado pela cor do substrato ou primer subjacente.
Remova tinta especial ou flocos de marcação a laser. Um botão dentro de um veículo é um exemplo de marcação obtida pela remoção de camadas.
Durante o dia, os símbolos são brancos e iluminados à noite. Lasers com alta estabilidade pulso a pulso estão disponíveis nos projetos atuais para garantir a remoção precisa e uniforme da camada.
bolha de espuma
A formação de espuma ou fusão é um processo chamado modificação de superfície. Para marcação a laser de plásticos, o laser derrete o material da matriz de maneira direcionada, criando bolhas à medida que esfria.
As marcas em relevo obtidas têm cerca de 20 a 40 μm de altura e são relativamente largas.
A luz é difusa e as marcas no plástico escuro parecem nítidas. Portanto, a espuma geralmente é usada em cores pretas ou escuras.