como é fabricado o alumínio

O alumínio possui propriedades únicas. Por exemplo, é leve, resistente à corrosão e não magnético. É por isso que é usado em vários campos, como embalagem, automóvel e janelas e portas.

Aliás, para a produção de alumínio, o elementar óxido de alumínio é a base. No entanto, as propriedades podem ser melhoradas adicionando pequenas quantidades de demais elementos. Vamos dar uma olhada no processo de como é fabricado o alumínio.

Como todos sabemos, o alumínio é fabricado a partir de óxido de alumínio. O óxido de alumínio é o elemento metálico mais abundante na crosta terrestre. Ele contém 8% do solo e rochas da Terra.

O mineral com grande teor de óxido de alumínio é a bauxita. É encontrado em muitas regiões tropicais e subtropicais. Mas, como a bauxita é extraída? Isso é efetuado por mineração de superfície, onde é removida da superfície do solo. Enfim, continue lendo este artigo para ficar por dentro de tudo a respeito deste assunto. Veja mais!

Alumínio: sua história

A história do alumínio e suas muitas aplicações no mundo moderno é remota. Embora seja o metal mais abundante da Terra, não existe naturalmente na forma metálica, e foi somente em 1824 que o dinamarquês Hans Christian Oersted conseguiu separar o alumínio no formato como é hoje conhecido.

Hoje em dia conta com muitas aplicações na fabricação de peças de carro, panelas, janelas, eletrônicos, latas de bebidas e muito mais. O alumínio é um metal reciclável que oferece excelente retorno financeiro para trabalhadores e companhias que agem nessa área.

O procedimento de reciclagem inclui a reutilização do alumínio para a fabricação de novos produtos. Aliás, a maior parte do alumínio recuperado no Brasil é proveniente de refrigerantes em lata, cerveja e sucos.

No entanto, demais produtos feitos de alumínio podem ser reciclados, como mesas, esquadrias, janelas, portas, componentes de eletrodomésticos, sobras das indústrias, estruturas de boxes, cadeiras e entre outros.

Como é fabricado o alumínio

A produção do alumínio ocorre em duas etapas:

Processo eletrolítico (Hall-Heroult): o óxido de alumínio é fundido para libertar o alumínio puro. É então fundido em lingotes.

Processo químico (Bayer): o mineral de bauxite é granulado e refinado para adquirir o óxido de alumínio.

No entanto, o resultado é o que chamamos de “alumínio primário”.

Integrar as propriedades do alumínio

Esse material conta com características únicas como resiliente; condutor de calor; não tóxico; não magnético; resistência à corrosão; elevada resistência mecânica  e leveza.

 

Esses recursos podem ser aprimorados ainda mais para atender às necessidades de sua aplicação. Como? Pequenas quantidades de demais elementos são adicionadas para obter muitas ligas.

 

Contudo, para aplicações de extrusão de portas e janelas (descritas abaixo), a liga de alumínio 6060 é especificada sobretudo com os elementos de adição Mg e Si. Esses elementos aumentam a resistência mecânica e a resistência à corrosão do alumínio.

Perfis de alumínio extrudido

Os sistemas de alumínio para janelas e portas utilizam perfis maciços ou tubulares. Para fazer estes perfis, o alumínio (pré-aquecido*) é prensado por meio da matriz. O contorno é moldado.

Este é um procedimento contínuo que produz contornos bem longos. Estes perfis são cortados no comprimento que quer, esticados para endireitar e fortalecer e depois processados.

As ligas de alumínio são bem importantes para garantir características técnicas e estéticas. Esteticamente, a superfície do alumínio deverá estar isenta de manchas e ter uma cor uniforme.

Tecnicamente, as ligas de alumínio garantem boa fluidez no molde para formar perfis tubulares, grande resistência à robustez e corrosão. Enfim, *o alumínio para extrusão é pré aquecido a +/- 450 °C e derretido a 660 °C antes da extrusão.

A respeito da resistência à corrosão do alumínio

Quando o alumínio é exposto ao ar, uma camada protetora de óxido se forma quase imediatamente, uma reação natural à exposição ao ar.

 Esta camada resistente à corrosão poderá ser melhorada por meio de tratamentos de superfície, como anodização. Uma camada eletroquímica de óxido de alumínio é formada no material, melhorando ainda mais a resistência à corrosão.

É infinitamente reciclável o alumínio

Como demais metais, o alumínio é 100% reciclável. O alumínio não perde suas propriedades únicas se forem tomados os devidos cuidados durante o processo de reciclagem.

Isso quer dizer que você poderá reciclar ininterruptamente sem perder qualidade, dessa forma temos um foco claro na qualidade da reciclagem de alumínio.

Isso nos permite fechar o anel de alumínio reciclando perfis de janela antigos e criando constantemente novos.

Você sabia?

A reciclagem de um quilo de alumínio economiza cerca de quatro quilos de bauxita (matéria-prima) extraída.

O procedimento de reciclagem do alumínio usa somente cerca de 7% da eletricidade utilizada na produção primária desse metal.

São precisas cerca

No Brasil a reciclagem de alumínio

Entre os países que não obrigam a reciclagem do metal, o Brasil é o maior reciclador de alumínio do mundo. Aproximadamente 98% do alumínio feito em nosso país é devolvido à cadeia produtiva por meio do procedimento de reciclagem.

 

Cerca de 360.000 toneladas de alumínio são recicladas no nosso país todos os anos. Esse número positivo poderá ser explicado por meio da facilidade de coleta do alumínio, pelo seu valor de mercado e pelo aumento da consciência ambiental dos brasileiros.

 

O metal é 100% infinitamente reciclável e, quando o alumínio é reciclado, a energia precisa para produzi-lo na primeira vez é 95% menor. A maior parte do alumínio usado para reciclagem vem de embalagens, principalmente latas de bebidas.

 

Latas recicladas são transformadas em lingotes, que são usados ​​para fazer novas latas e muitos outros produtos de alumínio. Hoje em dia, o Brasil é o país com mais latas de alumínio recicladas do mundo, mas vale ressaltar que isso é resultado da falta de chances no mercado de trabalho como opção para a maioria da população.

 

Com o aumento do material utilizado para reciclagem, a bauxita também não houve diminuição na mineração, pois, a mineração de bauxita tem um grande impacto no meio ambiente.

Entre os países que não obrigam a reciclagem do metal, o Brasil é o maior reciclador de alumínio do mundo. Aproximadamente 98% do alumínio feito em nosso país é devolvido à cadeia produtiva por meio do procedimento de reciclagem.

 

Cerca de 360.000 toneladas de alumínio são recicladas no nosso país todos os anos. Esse número positivo poderá ser explicado por meio da facilidade de coleta do alumínio, pelo seu valor de mercado e pelo aumento da consciência ambiental dos brasileiros.

O metal é 100% infinitamente reciclável e, quando o alumínio é reciclado, a energia precisa para produzi-lo na primeira vez é 95% menor. A maior parte do alumínio usado para reciclagem vem de embalagens, principalmente latas de bebidas.Latas recicladas são transformadas em lingotes, que são usados ​​para fazer novas latas e muitos outros produtos de alumínio. Hoje em dia, o Brasil é o país com mais latas de alumínio recicladas do mundo, mas vale ressaltar que isso é resultado da falta de chances no mercado de trabalho como opção para a maioria da população.

Com o aumento do material utilizado para reciclagem, a bauxita também não houve diminuição na mineração, pois, a mineração de bauxita tem um grande impacto no meio ambiente.