Antes de falarmos da chapa de aço, vamos abrir um espacinho para entender o que é o aço em si.
O aço é uma matéria-prima feita com liga de ferro, silício, carbono e algumas outras substâncias. Ele é comum em vários setores como indústrias, assim como em construções de ambientes diversos.
Como se faz a chapa de aço?
A mineração é a primeira parte da produção da chapa.
Esse minério que foi extraído, vai para um forno de siderúrgica, e se transforma em ferro gusa.
Então, no processo, retira-se os componentes que não sejam ferro, como terra e algumas outras impurezas.
Com essa matéria-prima feita, é possível fazer vários tipos de aço.
Assim, depois desse processo, o ferro gusa passará pela área que o transformará em aço, chamado de aciaria. Nesse processo, o ferro será refinado, terá adição de ligas, e a transformação do aço em placas.
Na sua finalização, é feita a laminação, que consiste em transformar todo esse material em bobinas.
Por fim, essas bobinas se tornam as chapas de aço.
Chapa de aço - veja alguns tipos
Há 5 tipos de chapas de aço que são feitos do ferro gusa. Cada tipo contém aplicações diversas e suas próprias características. Confira!
Chapa Grossa
Esse tipo de chapa pode ser feito com várias propriedades, e tem uma extensa variedade de aplicação.
Esse é o único modelo que não pode ser bobinado, pois é mais robusta do que as demais. Usa-se esse tipo de aço em equipamentos pesados, no setor naval e outros setores.
Chapa Xadrez
Esse tipo é bastante comum em revestimento de pisos. Além de servir para outros fins, ela é uma excelente opção para a construção, pois as suas ranhuras transformam essa chapa em antiderrapante.
Chapa Galvanizada
Essa chapa é muito mais resistente à corrosão e bem mais duradoura. Afinal, quando a chapa de aço passa pelo processo de galvanização, onde receberá uma camada de zinco, ela ganhará novas propriedades. Assim, é possível usá-la de diferentes formas.
Com essa camada, ela adquire propriedades acústicas e térmicas. Portanto, podemos usá-la na construção civil, tanto em acabamentos internos quanto externos, e também para fabricação de telhas.
Chapa de aço veneziana
Podem ser opacas ou translúcidas, e das mais variadas cores e tamanhos.
Aliás, as chapas de aço venezianas são ótimas para impedir a infiltração de água da chuva em um ambiente interno, oferecendo uma ótima iluminação e circulação de ar.
Chapa laminada a quente (LTQ)
Essa é uma das chapas mais comuns, pois está presente em vários objetos do nosso dia a dia.
Essa chapa é utilizada na fabricação de ônibus, carros, botijão de gás, eletrodomésticos, tratores, dentre outros.
Chapa laminada a frio (LTF)
Essa chapa é feita quando há a redução a frio, aplicada a uma laminada a quente. Esse processo acontecerá após a chapa ser recozida, e ganhará tratamento térmico.
Será utilizada em grande parte nos implementos agrícolas, na fabricação de automóveis, na construção civil e demais ramos.