Corte a laser metal

Você tem interesse em saber mais sobre corte laser metal? Quer entender como funciona e quais são as suas aplicações?

Pois então tenha a certeza de que você chegou ao lugar certo, pois é exatamente sobre isso que vamos falar hoje.

Então, tudo o que você precisa fazer é continuar lendo e conferir todos os detalhes que traremos logo a seguir!

Entendendo o corte laser metal

Muita gente sequer imagina, mas a palavra “laser” significa Amplificação de Luz por Emissão Estimulada de Radiação (Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation).

Atualmente, essa tecnologia tem uma grande variedade de usos, incluindo o corte de metais e outros materiais. Isso é algo bastante comum na indústria e em outros setores produtivos.

Um dos motivos para o uso do corte laser metal e também em outros materiais é por causa da sua altíssima precisão.

O corte produzido é de altíssima qualidade e a largura do rasgo do corte -é bem pequena, com uma zona de efeito térmico bem limitada.

Ele pode ser usado para cortar metais como alumínio, aço inoxidável, aço carbono e muitos outros.

Mais do que isso, a técnica pode ser usada até mesmo para cortar formas mais complexas e fazer pequenos furos.

Está interessado? Então vamos entender um pouco mais sobre o corte laser metal a seguir respondendo algumas perguntas mais comuns:

1 – O que é o corte laser metal?

Bem resumidamente, o corte a laser é feito através de um feixe de luz de alta intensidade. A luz tem um determinado comprimento de onda e uma cor específica, dependendo da aplicação.

No caso de um corte de CO2, que é mais comum, o comprimento de onda é infravermelho, ou seja, não há uma luz visível aos olhos.

2 – Vantagens do corte laser para metais

Existem algumas excelentes vantagens no uso do corte laser, conforme já foi explicado anteriormente. Contudo, vamos listar as principais delas a seguir:

  • Alta precisão: o corte laser metal é bastante preciso, possibilitando obter um excelente resultado final. Isso porque o corte resultante dessa técnica é minimamente maior do que o feixe, não havendo desgaste ou distorção no corte.
  • Não há desgaste de ferramenta: a máquina de corte a laser não se desgasta como ocorre com ocorre com ferramentas como serras, por exemplo.
  • Agilidade: o corte laser metal é um processo rápido se comparado com outras técnicas de corte. Dessa forma, possibilita atender as demandas em um prazo curto.
  • Peças detalhadas: muitas máquinas possuem limitações físicas em relação às formas do cortem, por exemplo. Isso não acontece com o corte laser, o que possibilita criar projetos variados atendendo às mais diversas especificações.

3 – Como é feito o corte laser metal?

A peça de metal é posicionada na máquina, que tem uma cabeça móvel de onde o laser é disparado. Essa cabeça vai se movimentando sobre a peça, emitindo o feixe laser e realizando o corte de alta precisão na placa.

A máquina conta com um sistema que ajusta a altura, mantendo uma distância ideal entre o bico e a placa, para que o feixe laser realize um corte bastante preciso.;

A distância é algo bastante importante, pois é isso que determina o ponto focal, que influencia diretamente na qualidade do corte. Se o ponto focal estiver muito perto, por exemplo, a qualidade do corte tende a ser menor.

Claro que é preciso deixar claro que existem muitos outros parâmetros que irão influenciar na qualidade final do corte. Por isso é importante contar com um profissional especializado para configurar a máquina e realizar o projeto.

5 – Qual o tamanho do feixe laser?

O feixe de laser tem um tamanho pequeno, medindo apenas ¾ de polegada em seu diâmetro. Contudo, à medida que ele viaja pelo equipamento, passa por diversos espelhos que o refletem e “dobram” esse feixe antes que ele chegue até a placa.

Então, quando sai, já focalizado, ele atravessa um orifício que fica no bico e logo já atinge a placa de metal a ser cortada. Nesse mesmo orifício do bico também passa um gás comprimido, normalmente nitrogênio ou oxigênio.

 

E então, achou interessante conhecer todas essas informações sobre o corte laser metal?