Corte a laser Aluminio

Corte a laser em material alumínio exigi um serie de cuidados

O processo para corte a laser em alumínio precisa ter vários cuidados antes de inicia o corte. 

Com o corte a laser é preciso fazer vários testes em pequenas peças, pois exige muito cuidado. Portanto, esse material precisa de cuidados por ter uma complicação maior.

O alumínio é utilizado para diversas utilidades nas industrias, porém pode ser por peso ou até mesmo resistência em ambientes mais propicio ao tempo.  

Peças de alumínios nas industrias

As peças em alumínio servem para maquinas e equipamentos aumentando sua resistência. Portanto esse material precisa ser cortado com muito cuidado devido  ao processo de industrialização do mesmo.

Para trabalhar com essas peças é preciso que o software seja bem alimentado com os desenhos para que aja maior aproveitamento do material.

Quanto custa o corte a laser em alumínio

O valor do corte a laser para as peças em alumínio é cobrado por hora, mas dependendo a quantidade é possível que aja um melhor preço para aquisição das peças.

O corte laser alumínio é um tipo de serviço bastante requisitado, especialmente por ser altamente versátil e possibilitar a criação de uma grande variedade de itens.

O fato é que o alumínio é um dos materiais mais utilizados no formato de chapa, tanto para cortes ou dobras. Ele tem aplicações na indústria, no comercio, em residências, no setor naval, em eletrodomésticos e muito mais.

Está interessado e buscando saber mais a respeito do corte laser alumínio? Então basta continuar lendo e conferir todos os detalhes que traremos a seguir.

Entendendo tudo sobre o corte laser alumínio

O alumínio, de uma forma geral, é um metal amplamente utilizado no mundo inteiro, tanto no setor industrial quando em itens do nosso dia a dia.

Dentre suas principais características, temos a leveza do material. Além disso, ele também é macio, maleável e muito resistente à corrosão e oxidação.

Por isso o metal é tão amplamente utilizado e uma ótima opção para o corte laser, resultando em um produto final de alta qualidade.

Vamos ver alguns tópicos a seguir para tirar todas as suas dúvidas sobre o corte laser alumínio:

1 – O corte laser alumínio é seguro

O processo de corta a laser do alumínio é realizado inteiramente através de um software. Isso reduz para praticamente zero os riscos relacionados a erro humano no decorrer do processo de corte do metal.

Isso porque o único erro humano possível seria no momento de programar e configurar a máquina para realizar o processo.

Contudo, o processo em si é totalmente automatizado e realizado por máquinas previamente programadas para executarem o corte de acordo com os parâmetros estabelecidos no projeto.

Sendo assim, é possível obter um resultado de altíssima qualidade, muito seguro e precisamente realizado de acordo com o planejado.

2 – Benefícios do corte laser alumínio

Um dos maiores benefícios desse tipo de processo é que ele é o mais ágil que existe para a realização de cortes mais complicados, detalhados e que exigem um alto nível de precisão.

Isso porque a máquina consegue realizar um corte milimétrico na chapa, sem perder detalhes.

Vamos conhecer a seguir quais são mais alguns dos benefícios de optar pelo corte laser alumínio:

  • Cantos e bordas muito bem delineados
  • Sem distorção das peças
  • Mínima zona de influência térmica
  • Redução das sucatas e descartes
  • Menor custo na fabricação de peças variadas
  • Possibilita criar amostras rapidamente
  • Comporta projetos muito versáteis
  • Peças sem qualquer tipo de dano em suas superfícies

3 – O corte laser alumínio é de alta qualidade

Sim, sem dúvidas o corte laser em placas de alumínio irá gerar peças de altíssima qualidade, possibilitando até mesmo a criação de projetos com contornos altamente detalhados.

Isso tudo porque o corte feito pela máquina é extremamente preciso e de alto nível, gerando também bordas com um excelente acabamento.

Qualquer um pode fazer corte laser alumínio?

Não mesmo! Esse tipo de serviço deve sempre ser realizado por uma empresa competente na área, com profissionais qualificados, tanto para desenvolver o projeto quanto para executá-lo.

Isso também ajudará a garantir a qualidade final das peças que foram cortadas, fazendo com que o investimento valha a pena.

5 – O que pode ser feito com corte laser alumínio?

O corte laser em alumínio pode proporcionar desde peças minúsculas e detalhadas até mesmo peças de grande peso e tamanho.

Não há dúvidas que a versatilidade é uma das principais características desse tipo de processo de corte e quem opta por ele, consegue muitos benefícios no resultado final de suas peças.

Isso sem falar que ele também é econômico e realizado em alta velocidade, reduzindo custos de operação.

Prontinho, agora você já sabe tudo sobre o que precisava sobre o corte laser alumínio, suas vantagens e como funciona.